Combate e prevenção de acidentes no porto

O governador Roberto Requião inaugurou ontem o Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda-Taguaré) em Paranaguá, instalado ao lado da sede administrativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O objetivo é que o novo serviço previna e combata acidentes ambientais com mais eficiência na área do porto, incluindo Paranaguá, Pontal do Paraná, Antonina, além da Baía de Guaraqueçaba.

"A construção desse centro é muito importante porque, no decorrer de sua história, o porto passou por grandes acidentes que só com equipamentos como os que estão sendo entregues teriam sido solucionados de forma mais ágil", avaliou o governador.

Segundo Requião, o importante é que o Ceda-Taguaré passa a ser dotado de pessoal e equipamentos disponíveis 24 horas por dia, podendo realizar prevenção, combate e monitoramento de acidentes. Fazem parte dos equipamentos dois barcos especiais, bóias para barreiras de contenção, mangueiras, bombas de sucção e tanques de recepção.

Resultado de convênio firmado entre a Appa e a Petrobras, a obra recebeu investimentos de cerca de R$ 5 milhões na área do Porto Organizado e na Baía de Guaraqueçaba. De acordo com a Transpetro, subsidiária da Petrobras e parceira no projeto, o Ceda-Taguaré tem o objetivo de trabalhar pesquisa e desenvolvimento de procedimentos ambientais, além de garantir as relações entre o porto e a comunidade, por meio de ações sociais, divulgação e educação ambiental. "A nossa preocupação com o meio ambiente é clara e mostra que queremos este Estado preservado agora e para sempre", disse o presidente da empresa, Sérgio Machado.

Para o superintendente do porto, Eduardo Requião, o centro demonstra a preocupação com a qualidade e a preservação de uma imagem segura conquistada no mercado internacional. "Cumprimos as exigências feitas pelos órgãos ambientais e pelo comércio exterior". É a primeira vez que a Petrobras, por meio de uma de suas subsidiárias, firma convênio na área ambiental com um porto brasileiro?, afirma o coordenador de segurança, meio ambiente e saúde da Transpetro, Mário César Timmermann.

O convênio entre a Appa e a Transpetro será responsável por atender ocorrências que possam provocar contaminações ou danos ao meio ambiente, por atividades de prevenção e de controle e combate da poluição ambiental.

Pavimentação

O governador também inaugurou ontem os 25 quilômetros de ruas e avenidas que foram pavimentadas com concreto e que dão acesso ao Porto de Paranaguá. Segundo o governo estadual, o investimento para a realização da obra, de cerca de R$ 25 milhões, foi do próprio porto, e contribui para o aumento da qualidade e da durabilidade das ruas, que recebem cerca de 3 mil carretas por dia, número que aumenta em períodos de escoamento da safra.

Voltar ao topo