Mais chuva!

Ciclone no radar: Inmet emite novo alerta de temporais no Paraná

Nova frente fria
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta quarta-feira (08/10), um novo alerta de risco para chuvas intensas em várias regiões do Paraná. O aviso, de nível amarelo, abrange principalmente o Leste do estado, estendendo-se até os municípios de União da Vitória, Prudentópolis e Wenceslau Braz.

O alerta permanece válido até a manhã desta quinta-feira (09/10) e prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos fortes entre 40 e 60 km/h. Apesar da intensidade, o risco de danos como quedas de galhos, descargas elétricas, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica é considerado baixo, segundo o Inmet.

As instabilidades são resultado da passagem de uma massa de ar fria sobre o Sul do país, que mantém o tempo fechado e úmido em boa parte do território paranaense. De acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), até a manhã desta quarta-feira, Curitiba havia acumulado 7,2 milímetros de chuva, enquanto o maior volume no estado foi registrado em Morretes, com 60,4 milímetros.

A previsão indica que o tempo instável deve persistir até sábado (11/10), especialmente nas regiões Leste, Centro-Sul e Campos Gerais. No Noroeste e Oeste, o tempo começa a abrir gradualmente ao longo do fim de semana, com períodos de sol e temperaturas em elevação.

No domingo (12/10), a formação de um ciclone extratropical próximo ao litoral do Uruguai pode voltar a influenciar o tempo no Sul do Brasil, trazendo novas áreas de instabilidade no início da próxima semana.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna