Novo governador

‘Celeiro do mundo’ e ‘fim do estado de improviso’. Veja a íntegra do discurso de posse de Ratinho Jr.

Para você que ainda esta reconectando as terminações do cérebro após judiá-las com sol e cerveja no feriadão do Ano-Novo, o estado do Paraná tem um novo governador. A transmissão do cargo de Cida Borghetti para Ratinho Júnior foi ontem, dia 1º, na Assembléia Legislativa e Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Pelos próximos quatro anos, Carlos Massa “Ratinho” Júnior quem dará as cartas na polícia do Paraná. Em seu discurso de posse, ele reafirmou alguns dos compromissos de campanha, se emocionou e prometeu uma revolução na administração pública local.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Confira a seguir o texto completo do discurso do novo governador, que empossa seus secretários e tem os primeiros atos como chefe do poder estadual nesta quarta-feira (2).

“É com muita emoção que vivo esse momento nessa Casa. Foi aqui, há 16 anos, que comecei a consolidar o meu projeto. Foi nesse plenário que comecei a compartilhar o meu sonho com os paranaenses e foi aqui que aprendi a consolidar a prática do diálogo, da democracia e do respeito. Onde aprendi que ouvir, ponderar e ter serenidade para tomar as decisões é mais importante que ter razão.

A caminhada até hoje foi marcada por uma trajetória de muita luta, de muito trabalho, de muita confiança e pela certeza de que é possível romper com tradições e com modelos antigos para estabelecer um novo jeito de se fazer política.

Tenho orgulho de ser o primeiro governador eleito nos últimos 40 anos sem fazer parte de nenhuma oligarquia. Tenho orgulho de ter uma história familiar de superação.

Se a política me deu os instrumentos para consolidar o meu projeto, foi a minha família quem me deu a base que me sustentou, os meus valores de justiça e de bom senso. Foi com meus pais que aprendi desde cedo a valorizar o trabalho e a respeitar as pessoas, fazendo disso uma constante na minha vida.

Sem arrogância, mas com a absoluta convicção de quem não abandona seus ideais, quero dizer que trabalhei incansavelmente para que este dia se tornasse realidade.

Percorri o meu caminho com a certeza de que a boa causa pode ser compartilhada. Esse projeto, que vem sendo construído desde quando eu tinha 21 anos, amadureceu, ganhou novos parceiros e hoje se consolida como um dever.

Fui escolhido pela maioria da população para liderar esse movimento de transformação, de inovação. Agora estou aqui não por minha causa, mas por uma causa comum. Hoje iniciamos um novo momento que pertence a todos os paranaenses, sem exceção.

+ Caçadores de Notícias: Sabe o que uma das mais importantes tarólogas de Curitiba disse sobre Ratinho Jr?

Quero agradecer cada um dos três milhões e duzentos mil votos que recebi dos paranaenses de todas as regiões e de todas as cidades e quero garantir a cada cidadão dessa terra generosa que estou consciente da minha responsabilidade e que a minha dedicação e a minha entrega serão plenos.

A minha obrigação de trabalhar incansavelmente para fazer do Paraná uma referência para o Brasil, o estado mais moderno do nosso País, é também o meu compromisso e de todos os que me acompanham.

No meu governo, todos os secretários, todos os dirigentes de estatais, de autarquias e de órgãos do estado vão trabalhar com metas e objetivos para consolidar o Paraná como protagonista do Brasil.

Somos o maior produtor de alimentos por metro quadro do mundo e vamos assumir essa vocação. Seremos o celeiro do mundo e vamos agregar valor à nossa produção.

Para isso acontecer, vamos investir em tecnologia, vamos apoiar os produtores em todas as áreas. Desde a agricultura familiar às grandes cooperativas.

A infraestrutura será uma das bases para apoiar esse crescimento. Vamos modernizar e ampliar os nossos aeroportos, as nossas rodovias e ferrovias, melhorar a eficiência dos nossos portos e consolidar novos projetos. Seremos o hub logístico da América Latina para assumir a liderança econômica na região.

Na segurança pública vamos valorizar os nossos profissionais e combinar as mais modernas tecnologias com inteligência, estratégica e a presença ampliada do nosso contingente nas ruas.

Na educação, o aluno será o centro do processo de ensino. Vamos em busca do melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Será nossa meta e nosso desafio. No ensino superior, vamos consolidar as nossas universidades como pólos de desenvolvimento regional.

Vamos valorizar os educadores e todos os colaboradores envolvidos nesse processo para garantir a melhor formação possível aos nossos jovens, aos nossos filhos.

As nossas escolas serão a base formadora de cidadãos prontos para os novos desafios que esse século 21 impõe.

Vamos focar na geração de emprego, mas do emprego próximo das pessoas, gerando novas oportunidades em todas as regiões para que as famílias paranaenses não precisem se deslocar nem se separar em busca de trabalho.

Vamos atrair e desenvolver novas atividades econômicas. Se já somos o estado do agronegócio, seremos também o estado do turismo, da inovação tecnológica e de novos modelos industriais.

Teremos programas e ações específicas para garantir que a Saúde em nosso estado seja sinônimo de respeito e de qualidade.

E vamos fazer essa transformação como uma nova gestão. Consistente, com planejamento, com a indicação dos melhores profissionais e com o uso das melhores técnicas junto com a valorização e a capacitação dos nossos funcionários.

Não viveremos mais em um estado de improviso. Vamos planejar o nosso futuro.

Durante a campanha eu sempre dizia que “para quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve”. Mas nós sabemos onde queremos chegar e o único caminho possível é o da eficiência.

Esse novo modelo de gestão que a população espera que aconteça exige transparência, medidas de governança com uma política de compliance em todas as áreas e o respeito ao dinheiro público.

Vamos aposentar os velhos dilemas ideológicos e as velhas formas de confrontação e enfrentar os nossos problemas com a cooperação.

Temos um ambiente político favorável para isso acontecer. É a primeira vez na história que teremos a possibilidade de consolidar uma agenda única com os nossos senadores Alvaro Dias, Flávio Arns e professor Oriovisto. Temos uma bancada federal e uma Assembleia Legislativa comprometidos com esse novo jeito de se fazer política.

Tenho a certeza de que terei ao meu lado também a sociedade civil organizada e o que as entidades de representação do setor produtivo empresarial ligadas ao G7 serão parceiras na geração de riquezas e de novas oportunidades de emprego e renda.

Quero reafirmar o meu pedido para que todos depositem em nosso governo muita esperança e muita confiança. Posso garantir que vou retribuir com muito trabalho.

Incansavelmente estarei dedicando o meu trabalho e o meu tempo a todos os paranaenses.

O Paraná vai ser melhor. Nosso governo será pautado pelo diálogo franco, amplo e permanente. Vamos facilitar a vida das pessoas e das empresas.

Nossa agenda social será pautada pelo ganho da eficiência e pelo equilíbrio das contas públicas.

Somos um estado de muitos e vamos valorizar e respeitar essa pluraridade.

Não terei medo e não vou ceder um milímetro para acabar com os privilégios e os excessos da máquina pública, realizando os ajustes necessários para dar maior resultado e melhorar a entrega dos serviços que a população precisa e merece.

Vou defender e praticar o Estado necessário, aquele que se pauta pela eficiência e pela estrutura necessária para resgatar a dignidade dos que mais precisam e incentivar novas oportunidades.

Já iniciamos com a reforma diminuindo os número de secretarias de 28 para 15 e vamos avançar muito mais.

É assim que vamos agir. É assim que vamos construir um futuro mais próximo para todos os que vivem no Paraná.

Ao meu lado terei a experiência e a lucidez do meu vice Darci Piana, a quem agradeço por ser um dos primeiros a se juntar ao nosso projeto com muita dedicação.

Por fim, quero agradecer a Deus, à minha família – minha esposa Luciana, meus filhos Alana, Yasmin e Carlos Roberto Massa Neto; meus irmãos Gabriel e Rafael, minha tia Márcia, minha mãe Solange Martinez Massa e meu pai Carlos Massa, de quem eu herdei com muito orgulho o nome Ratinho Junior.

Acreditem nos seus sonhos e confiem no trabalho. O trabalho é transformador.

Um amanhã melhor para todos, mas um amanhã possível, construído com responsabilidade e com o esforço comum.

Obrigado. Que Deus nos abençoe e nos ilumine e que 2019 seja um ano pleno de realizações”.

Taróloga prevê nas cartas o que 2019 nos reserva! O que esperar das novas gestões?