Celebração à padroeira lota catedral de Curitiba

Os fiéis lotaram na manhã de ontem a Catedral Basílica, no centro de Curitiba, para acompanhar a missa em homenagem a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da capital. Durante a celebração, que foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Moacyr José Vitti, os participantes comemoraram a data de aniversário da santa, que tem sua história mesclada com o surgimento da Curitiba.

Segundo dom Moacyr, o primeiro livro de batismo da então capelinha que existia onde hoje está a catedral é da datada de 1684, período da chegada dos primeiros moradores da capital.

Dom Moacyr ressaltou que, apesar de existirem diferentes versões sobre a origem da imagem de Nossa Senhora da Luz trazida à Curitiba – que seria da Espanha ou de Portugal -, o mais relevante é a sua importância religiosa. ?É cada vez maior o número de devotos de Nossa Senhora, que hoje estão em festa para comemorar o aniversário da nossa mãe?, disse.

A cerimônia de ontem também teve a participação do bispo diocesano de Paranaguá, dom João Alves dos Santos. Na sua mensagem aos fiéis, dom João intercedeu junto a Deus, que assim como ele acolheu Jesus Cristo, também acolhesse a comunidade. ?Para que nós possamos seguir em nossa caminhada, e que ela seja sempre um sinônimo de bondade e compromisso com a fé?, ressaltou.

As palavras do religioso emocionaram a síndica Elvira Monteiro, que é devota de Nossa Senhora da Luz, e todos os anos participa da celebração. ?Nossa Senhora é santa, escolhida por Deus, sendo a única mulher pura do mundo. Ela é mãe digna de todas as honras, pois gerou e acompanhou seu filho até a cruz e a eternidade?, falou. Assim como Elvira, o comerciante Michel Jorge também acompanha com freqüência as celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Luz. ?Sou muito devoto, pois quem tem fé tem tudo?, afirmou.

As comemorações à Nossa Senhora da Luz seguiram durante todo o dia de ontem com diversas atividades na Catedral Basílica. Durante a tarde, os fiéis participaram de momentos de orações, que culminou, no início da noite, com uma procissão pelas imediações do prédio. 

Voltar ao topo