Os casos de dengue no Paraná tiveram um aumento de 62,25%, segundo o primeiro boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Foram 5.343 casos confirmados, 2.050 a mais que o boletim de 17 de dezembro do ano passado. Ao todo a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti foi confirmada em 160 municípios, outras 274 cidades têm notificações de dengue. A cidade em situação mais critica é Santa Isabel do Ivaí, com 746 casos.

continua após a publicidade

Viu essa? Com caminhão especial, bombeiros controlam fogo em loja de Curitiba

Dos 160 municípios apontados pelo boletim, 15 estão em situação de epidemia. São eles: Juranda, Peabiru, Diamante do Norte e Guairaçá. Já estavam, e seguem em situação de epidemia, Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá, Santa Isabel do Ivaí, Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Paranacity, Uniflor e Florestópolis.

Perigo em casa

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, ressalta que 80% dos criadouros do mosquito da Dengue estão localizados nas casas e quintais. “Por isso é necessário uma verificação semanal. É um dever de todos como cidadãos”, disse. Segundo ele, o estado atua no combate à doença orientando a população por meio de campanha de prevenção. “Mas é preciso uma mudança de atitude no que diz respeito aos cuidados nos nossos domicílios, eliminando os criadouros do mosquito que transmite a dengue”, ressaltou.

continua após a publicidade