Campanha da fraternidade começa no dia 9 de fevereiro

"Solidariedade e Paz – Felizes os que Promovem a Paz". Esse é o tema da campanha da fraternidade de 2005, que será lançada na próxima quarta-feira de Cinzas (dia 9 de fevereiro), quando tem início a Quaresma. De acordo com o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, a campanha da fraternidade deste ano deve dar continuidade à campanha ecumênica do ano 2000, que tinha como tema "Dignidade Humana e a Paz – Novo Milênio sem Exclusões".

"A campanha da fraternidade também deve ser ecumênica, unindo todas as sete igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic)", afirma dom Moacyr. "Por isso, após o lançamento na quarta-feira de Cinzas, haverá uma grande celebração ecumênica pela paz e solidariedade". A data da celebração ainda não foi definida.

No decorrer da campanha, serão realizadas ações para incentivar o desarmamento; uma democracia participativa, visando a uma economia solidária e de comunhão; e a participação dos conselhos paritários dos estatutos da criança, do adolescente e do idoso, para que eles sejam realmente cumpridos. Tudo visando à solidariedade e à paz. "A gente vive em um mundo de muita violência e combatê-la é um desafio. As pessoas estão cansadas de tantos assaltos e seqüestros", comenta o arcebispo. "Quanto à solidariedade, o povo brasileiro é bastante solidário. Geralmente os mais pobres são os que mais ajudam ao próximo".

Ásia

Ainda abordando o tema solidariedade, dom Moacyr cita o exemplo do que aconteceu na Ásia. Após o maremoto, "o mundo inteiro se dispôs a ajudar as famílias flageladas". Mesmo antes do início da campanha da fraternidade, a Caritas Brasileira se organizou para enviar ajuda aos países atingidos pela tragédia. Quem quiser contribuir, pode fazer doações através da conta da Caritas: Banco do Brasil – agência 3475-4 – conta corrente 39.000-3. (Cintia Végas)

Voltar ao topo