Caçadores de notícias

Boqueirão mostra problemas para Fruet

Com quase 200 mil habitantes, os bairros que integram a região do Boqueirão concentram desafios para o próximo prefeito de Curitiba. Formada pelo Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e Hauer, a zona administrativa localizada no sul da cidade tem grande atividade econômica, avenidas fundamentais para a mobilidade urbana, rios importantes e uma numerosa população carente, que habita áreas de ocupação irregular.

Para conhecer as características e problemas da região, os Caçadores de Notícias conversaram com o professor Emilio Antônio Trautwein, administrador da Regional Boqueirão. Desde 2006 no cargo, ele aponta três pontos que, na sua opinião, deveria ser as prioridades da próxima gestão municipal: drenagem, pavimentação e revisão no zoneamento.
Segundo Trautwein, as ruas do Boqueirão melhoraram nos últimos anos, mas anda há muito trabalho a ser feito. “Nós temos aqui 456 km de vias. Desses, aproximadamente 270 km estão deteriorados. Nos últimos dois anos, nós conseguimos fazer 90 km. Restam mais 180. Estamos tentando incluir na lei orçamentária pelo menos mais 100 km no ano que vem”, afirma.

Cortada por três rios, a região também enfrenta problemas constantes de alagamentos. “Estamos cercados pelos rios Iguaçu, Belém e Padilha. Então, temos um grande problema de drenagem. O trabalho de limpeza desses rios e de suas tubulações são fundamentais. E passam pela relocação das famílias que vivem nas margens, em áreas de ocupação irregular”, aponta o administrador.

A terceira prioridade, de acordo com Trautwein, é rever o zoneamento urbano da região. “É uma questão que engloba as outras. Tem que se rever os parâmetros de zoneamento, levando em conta as questões ambientais. Deveria ser permitida a ocupação maior de alguns lotes, que são ocupados por empresas que aquecem a economia e geram recursos para o município”, ressalta.

Continuidade

Como o posto de administrador regional é um cargo de confiança, Trautwein, que foi indicado pelo prefeito Luciano Ducci, já prepara a transição para a nova administração, que será escolhida por Gustavo Fruet. “Vou deixar um relatório de todas as coisas feitas, a relação de contatos com todos os empresários e lideranças locais e toda a documentação referente aos projetos em andamento, que não podem parar”, ressalta.

Marco André Lima
Ainda há muito trabalho a ser feito para melhoria das ruas.
Voltar ao topo