Ivo Rodrigues

Biblioteca homenageia líder da banda Blindagem

Foi em clima de show de rock que a Biblioteca Escolar Ivo Rodrigues foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (27) na Unidade de Educação Integral da Escola Municipal Madre Antônia, no Tarumã. A biblioteca que recebeu o nome do vocalista da banda Blindagem, morto em abril, é a 172.º unidade a integrar a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e é a primeira construída em uma unidade de educação integral.

Integrantes do grupo Blindagem, músicos, amigos e familiares de Ivo Rodrigues, além dos estudantes atendidos na unidade, participaram da festa de inauguração. Desenhos, trabalhos feitos pelas crianças e cartazes decorados com fotografias do cantor decoraram o prédio. Houve apresentação do coral de crianças da unidade, cantando músicas de Ivo.

As crianças também acompanharam músicas cantadas pelo baixista da banda, Paulo Juk, pelo guitarrista, Paulo Teixeira e pelo compositor amigo de Ivo, Gerson Bertinez. “Foi mais um dos momentos inesquecíveis e de muita magia provocados a partir da implantação da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares”, disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

A secretária valorizou a iniciativa de professores e estudantes que elegeram o nome do vocalista de uma das mais importantes bandas de rock paranaense para a biblioteca. “Ivo é uma grande expressão na música, mas seu trabalho está fortemente vinculado a uma proposta de literatura”, disse Eleonora que falou também sobre o papel de desenvolvimento cultural das bibliotecas da rede. “Nossas bibliotecas não são centrais de empréstimos e sim centros irradiadores de cultura e conhecimento”.

Ivo Rodrigues foi parceiro do poeta Paulo Leminski em dezenas de composições gravadas pelo próprio grupo Blindagem e por outros artistas brasileiros. A emoção tomou conta dos participantes quando as crianças cantaram e dançaram músicas compostas por Ivo.

“Quero falar da importância de dar oportunidade a essa nova geração de conhecer pessoas que fazem parte da nossa cultura. Pessoas contemporâneas como o Ivo, de muita sensibilidade e talento encantador para divulgar e cantar nossas próprias histórias e origens”, disse a viúva do cantor, Vera Lúcia dos Santos.

Os integrantes da banda contaram um pouco da vida do músico para as crianças. “O Ivo sempre foi poeta. Ele lia muito, era um leitor do mundo e transformava em música as suas experiências. Essa é uma homenagem muito especial”, disse Paulo Teixeira.

Paulo Juk falou sobre o profissionalismo do amigo e colega de trabalho. “Foi um grande cantor e incentivador de cultura. Este cenário é uma bela forma de falar da importância do seu trabalho”, disse Juk.

Voltar ao topo