Educação

Aulas começam nas escolas estaduais com atividades remotas; volta às salas só em 1º de março

Sala de aula em colégio da rede estadual do Paraná. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

As atividades do ano letivo 2021 tiveram início nesta quinta-feira (18) em escolas da rede estadual de ensino de cidades todo o Paraná. Mas, as aulas desta e da próxima semana ainda serão remotas, transmitidas pela TV aberta, YouTube, aplicativo e Google Classroom, incluindo a utilização de tarefas impressas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), os alunos só devem voltar para as salas de aula, em modelo híbrido de ensino, no dia 1º de março. Retorno que, no entanto, deve ser impactado pela greve dos professores da rede estadual, que deve começar na mesma data, conforme decisão tomada pela categoria na quarta-feira (18).

A Secretaria reforça que as aulas realizadas entre esta quinta-feira (18) e o próximo dia 26 já fazem parte dos 200 dias letivos do calendário escolar, ou seja, são de participação obrigatória dos estudantes, pois a frequência será contabilizada através das atividades realizadas.

VIU ESSA? Denúncias de fura-filas na vacinação do coronavírus têm salto no Paraná. Curitiba lidera reclamações!

Os alunos que não têm acesso a equipamentos necessários para as aulas online devem retirar o kit pedagógico impresso com as trilhas de aprendizagem nas escolas nos dias 18 e 19, incluindo os novos estudantes da rede nesse perfil.  

Reforço de conteúdo

Nos primeiros sete dias do ano letivo, conforme a Seed, os conteúdos a serem abordados são os que apresentaram mais dificuldades aos estudantes em 2020, com base nos dados da média de 20 milhões de lições de casa semanais desenvolvidas ao longo do ano passado.

Os resultados dessas atividades, divididos por séries, disciplinas e turmas, serão apresentados aos professores até o dia 28 de fevereiro, antes do início do modelo híbrido, em 1º de março.

LEIA MAIS – Curitiba prorroga Bandeira Amarela por mais sete dias e libera bebida até meia-noite

Em Matemática, por exemplo, os alunos do 6° ano verão os conteúdos básicos das Operações Numéricas, Geometria Plana e conceitos de Sistema de Numeração. Em Língua Portuguesa, por sua vez, será trabalhado no 6° ano o gênero textual conto, na perspectiva das Práticas de Linguagem: Leitura e Análise Linguística. Em Ciências, no 8° ano as aulas serão sobre Célula Vegetal e Célula Animal. As aulas estão recheadas de assuntos que contemplam aprendizagens essenciais ao desenvolvimento no ano letivo de 2021.

Com o desempenho desse período inicial em mãos, os professores vão saber quais conteúdos deverão ser reforçados e os principais pontos de atenção a serem abordados em sala de aula. “Haverá um grande esforço pedagógico para a assimilação dos conteúdos. A ideia é que, no início do ano presencial, haja um nivelamento e até o final do primeiro trimestre, em maio, a primeira Prova Paraná do ano para mensurar tudo o que foi apresentado”, destaca o diretor-geral da Secretaria da Educação, Gláucio Dias.

Segurança

Também a partir desta quinta (18), começa nas escolas o treinamento do protocolo de biossegurança, com as medidas de prevenção necessárias, destinado aos brigadistas de cada escola. Eles vão treinar professores e demais funcionários dos colégios na sexta-feira (19). Já nos dias 22 e 23, as oficinas vão abordar as particularidades do modelo híbrido, uso dos equipamentos, ferramentas e dinâmica das aulas. Nos dias seguintes, será a vez dos estudantes visitarem as escolas.

Aula Paraná

TV – São três canais diferentes: um para o sexto e oitavo anos do Ensino Fundamental, outro para o sétimo e nono anos e um terceiro para o Ensino Médio. Os números para sintonização seguem o padrão ponto 2, ponto 3 e ponto 4. Em Curitiba, a transmissão acontece nos canais 7.2, 7.3 e 7.4. Confira a programação:

 Do 6º e 8º
 Do 7º e 9º
 Do Ensino Médio

Youtube: Clique aqui e acesse

Aplicativo: Disponível no sistema Android (Google Play) e iOS (App Store).