Audiência publica discute Plano Diretor de Drenagem

Lideranças comunitárias de bairros da região sul de Curitiba participam na quarta-feira (31), às 19h, da segunda audiência pública do Plano Diretor de Drenagem. No auditório da Rua da Cidadania Pinheirinho, serão ouvidas propostas dos líderes comunitários para a prevenção e combate a cheias. O plano está sendo feito pela Empresa Cobrape, a pedido da Prefeitura de Curitiba.

A audiência abre espaço à população para discutir ações contra enchentes, antes da conclusão do Plano Diretor de Drenagem. A partir das informações coletadas, equipes técnicas da Prefeitura vão aperfeiçoar o plano, que terá projetos de macrodrenagem para atender as bacias da cidade.

Pontos críticos

O estudo do Plano Diretor de Drenagem está sendo feito nas bacias que cruzam Curitiba: Atuba, Belém, Passaúna, Barigui, Ribeirão dos Padilhas e o rio Iguaçu, dentro do limite de Curitiba. Em cada um desses rios, foram levantados pontos onde acontecem alagamentos frequentes. Também integram o estudo informações do impacto da vazão dos rios que vem dos municípios vizinhos à Capital.

Monitoramento

Uma das ações do Plano de Drenagem é a implantação de um sistema de monitoramento dos rios, para controlar nível das águas e também o grau de poluição dos rios. Este monitoramento terá estações de controle, que permitirão ações futuras de controle das cheias.

O Plano de Drenagem prevê a criação de um fundo de combate às enchentes, que pode ser criado com recursos próprios, repasses estaduais ou federais. Com este fundo será possível fazer obras para conter cheias nas bacias da cidade. Serão ações para revitalização dos rios, adequação da estrutura de drenagem, implantação de bacias de contenção e acumulação, monitoramento do lançamento de esgoto e ações de desassoreamento e limpeza.

Voltar ao topo