Atleta de educandário foge durante competição

Um atleta da equipe do Educandário São Francisco correu bastante, mas no sentido oposto à pista onde eram disputadas as provas da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná, realizadas em Curitiba. O garoto de 17 anos, preso por furto e internado há quatro meses no instituto correcional, pulou o muro do Colégio Estadual do Paraná e conquistou a liberdade ontem de manhã.

Foi o primeiro caso de fuga registrado em atividades externas dos garotos do educandário, sediado em Piraquara. “Em seis anos, saí mais de 100 vezes com os guris. Dessa vez, aconteceu o imprevisto”, disse Sílvio Fráguas, coordenador de Educação Física do São Francisco. Fráguas, três educadores sociais (seguranças) e um professor eram responsáveis pelos quatro garotos que deixaram a unidade prisional para a disputa das provas de atletismo da eliminatória dos jogos para cidades da Região Metropolitana-Norte – Colombo, Almirante Tamandaré, Piraquara e outras. Podem participar da competição, promovida pela Paraná Esporte – autarquia do governo estadual – menores de 18 anos matriculados em escolas e outras entidades educacionais.

Os internos passam por avaliação psicológica antes de receber autorização para deixar o educandário e exercer outras atividades, como no coral, na banda e na equipe esportiva. O fugitivo passou pelos testes, mas ninguém conseguiu detê-lo quando largou o aquecimento para sua prova e correu até o muro de fundos do Colégio Estadual, saindo perto do Círculo Militar.

Ironicamente, o garoto era saltador em distância, e a maior esperança de medalha do educandário. “Ele saltava 5,70 metros nos treinos. O vencedor da prova marcou 5,50 metros”, lamentou o coordenador.

Voltar ao topo