Entre Curitiba e Litoral

Atenção motorista! Sete novos radares estão em funcionamento na BR-277

BR-277 entre Curitiba e litoral tem sete novos radares Foto: Arquivo.
BR-277 entre Curitiba e litoral tem sete novos radares Foto: Arquivo.

Quem for viajar ao litoral do Paraná a partir deste carnaval irá se deparar com sete novos radares ao longo do trecho entre Curitiba e Paranaguá da BR-277. Os novos radares na BR-277 já estão em funcionamento na Serra do Mar, Morretes e Paranaguá, totalizando agora nove redutores de velocidade nesse trecho — antes havia apenas duas placas de redução ao longo da via. Os equipamentos são fixos e ficarão em definitivo na BR-277.

De acordo com a Ecovia, concessionária que administra o trecho, os novos radares na BR-277 foram instalados para frear o desrespeito ao limite máximo de velocidade. “A velocidade na BR-277 é demonstrada por sinalização especifica ao logo da rodovia. Em alguns trechos a velocidade permitida é de até 80km/h, limite que muitas vezes não é respeitado”, explica o gerente da Ecovia, Raul Boff.

Como manda a lei, haverá indicativos ao longo da via sobre a presença da fiscalização eletrônica. Mas a Ecovia não divulgará previamente, neste momento, a posição exata dos equipamentos para que o monitoramento da velocidade seja mais efetivo em um momento de grande fluxo de veículos devido ao feriado prolongado do Carnaval.

Fluxo

A previsão da Ecovia é de que 40 mil veículos descerão rumo ao litoral do PR pela BR-277 durante toda a sexta-feira (24). O horário de pico está previsto entre 19h e 21h, atingindo quase três mil veículos/hora. Já no sábado (25), o maior volume está previsto para o horário da manhã, com quase 2,8 mil veículos hora entre 10h e 11h.