Urgência

Após 18 anos, Samu finalmente passa a atender todos os municípios da RMC

Foto: Lineu Filho / Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou nesta quarta-feira (1º), que pela primeira vez, após 18 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passa a atender completamente a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Agora, todos os 29 municípios fazem parte da cobertura pelo serviço. O anúncio foi realizado após a formalização da entrega de quatro ambulâncias para os municípios de Campina Grande do Sul (1), Colombo (2) e Quatro Barras (1), durante a inauguração do novo espaço do Samu em Colombo.

LEIA TAMBÉM:

>> Racha, perseguição, briga e tiros voltam a assustar no Parque Linear em Colombo; assista!

>> Bêbado, homem causa grave acidente na BR-376 com outro motorista de caminhão, que também estava embriagado

“O Paraná sempre foi referência em atendimento de Urgência e Emergência e a orientação do governador Ratinho Junior é que este serviço esteja disponível em todos os municípios. Para nós essa cobertura integral da RMC é sem dúvidas um motivo para comemorar”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ao todo, a Rede de Urgência e Emergência Metropolitana atenderá, agora, mais de 3,7 milhões de pessoas. Essa região registra cerca de mil ocorrências diariamente na Central de Regulação do Samu. De janeiro a novembro deste ano foram 325.309 acionamentos – quase o mesmo número do ano passado inteiro, que registrou 326.590 ocorrências. Somente no último mês, o serviço foi solicitado 30.228 vezes na RMC.

O chefe de gabinete da Sesa, César Neves, reforçou a importância da regionalização da saúde para o Estado. “A RMC é a maior área populosa do Paraná e nada mais justo que este serviço seja ampliado, possibilitando que o Samu esteja sempre perto das pessoas, melhorando a qualidade do atendimento de urgência dos paranaenses”, disse.

“Essa descentralização do Samu para todos os municípios da Região Metropolitana diminui o tempo de resposta entre a solicitação e o deslocamento da ambulância até o local do chamado. Isso possibilita um atendimento mais rápido e nestes casos, tempo é vida”, disse o prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto.

A disponibilização das novas ambulâncias também possibilitou que o Hospital e Maternidade Caritas, em Quatro Barras, seja porta-aberta para urgências do próprio município e também de Campina Grande do Sul, 24 horas por dia.

“Este avanço é resultado de um longo processo de desenho do formato de atendimento nas microrregiões que fez com que 18 anos após a criação do Samu, pudéssemos atender todos os municípios da 2ª Regional. Agradecemos a todos os profissionais que participaram e se empenharam para que isso fosse possível”, disse a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin.

Lara confronta Roberto
Elas por Elas

Lara confronta Roberto

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda
Renascer

João Pedro oferece emprego para Mariana na fazenda

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024
Nova novela

Renascer: Confira o elenco principal da versão de 1993 e de 2024

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro
Top 10

Filmes e séries que chegam na Netflix na primeira semana de janeiro