Alunos de colégio da capital interagem com aldeia indígena

Fazer um estudo social, antropológico e, principalmente, possibilitar a interação de culturas diferentes são os principais objetivos do projeto "Beleza Ameaçada", que será realizado pelo Colégio Martinus Centro, em parceria com a ONG Aldeia Brasil. Coordenado pelo professor de educação cristã Everaldo Borges, o projeto levará os alunos do 2º ano do Ensino Médio, no dia 18 de setembro, até o povoado indígena Araçai, cuja aldeia fica em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

Segundo o professor, trazer a cultura indígena para escola possibilita um estudo aprofundado da região. "Podemos resgatar o conceito de beleza do índio e conhecimento de uma cultura diferente dentro da própria cultura. Trabalhamos alguns valores nos alunos como respeito, organização e trabalho em equipe". O professor fez um levantamento sobre as principais necessidades da aldeia e os alunos organizaram uma campanha beneficente, onde estão sendo arrecadados alimentos e materiais escolares.

Para que o intercâmbio entre culturas fique completo, o povo Araçai também estará no colégio no dia 27 de setembro, fazendo apresentação de danças, música e exposição de artesanato. "Nosso objetivo é realizar essa troca de conhecimento e possibilitar interação dentro do ambiente de cada um".

O próximo passo do projeto é construir um portal, que identifique a área da aldeia, uma das necessidades dos indígenas. "Por não ter nenhuma identificação na área, muitas pessoas e carros acabam invadindo o local. Então, a construção desse portal é muito importante, até mesmo para a segurança do povoado", explica o professor Everaldo.

Voltar ao topo