Alunos da rede estadual do Paraná poderão ter aulas por televisão aberta e pelo aplicativo Aula Paraná, que deve ser lançado em breve. Segundo o secretário de educação do Paraná, Renato Feder, a alternativa de Ensino à Distância (EaD) no Paraná, ainda em preparação, pretende atender 90% dos alunos que estão sem aula durante a pandemia de coronavírus. A Secretaria de Educação e do Esporte (Seed) afirmou que trabalha em parcerias para que aulas pelo aplicativo, que necessita de dados de telefonia móvel para rodar, saiam sem custo aos alunos e professores.

continua após a publicidade

O plano, explicado em uma live por um perfil da Seed no Youtube, consiste em duas frentes de trabalho. “Atingir 90% dos alunos e evitar a reposição das aulas, tanto para os alunos quanto para os professores”, explicou Feder. A rede estadual de ensino do Paraná tem cerca de 1 milhão de estudantes.

Feder ressaltou que não seria possível manter essa alternativa apenas por internet doméstica, uma vez que o wifi não está presente em todas as casas do Paraná. “É precário, tem um alcance pequeno. A TV aberta está presente em todos os lares. Alunos terão aulas em suas casas cumprindo a carga horária”, disse.

+Leia mais! Professora cria projeto que doa doces às equipes médicas e ainda ajuda confeiteiros

continua após a publicidade

Para resolver a questão da interação, que não é possível por meio da televisão, entra o aplicativo Aula Paraná. Em fase final de desenvolvimento, o app terá as aulas passando simultaneamente e que permite o contato entre professor e aluno, além de registrar a presença dos estudantes.

“Contaremos também com uma a Google Classroom, uma plataforma da Google”, ressaltou. Desta forma, as aulas ficam disponíveis para serem assistidas em qualquer horário, com moderação dos professores.

continua após a publicidade

As propostas tiveram aceitação por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), sendo que a deliberação teve 17 votos a favor e apenas um contrário.

Quem vai dar aulas pelo EaD estadual?

O secretário explicou que haverá uma proposta para que os professores da rede possam participar na gravação das aulas, sendo os protagonistas deste momento difícil. A Seed abrirá chamamento para professores do Estado que tenham interesse em participar da iniciativa.

A intenção é disponibilizar as aulas em três canais, um sexto e sétimo anos, outro para oitavo e nono e um terceiro para o ensino médio. As aulas terão tempo médio de 40 a 50 minutos.

A data oficial para início destas alternativas para EaD deve ser lançada em breve, com o lançamento oficial da iniciativa.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

  • Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Baixe o guia de prevenção para compartilhar!

Imprima esse guia em PDF com informações sobre a prevenção do Coronavírus e outras doenças respiratórias virais: