Pra decidir!

Ainda indeciso com seu voto? Debate da RPC TV reúne candidatos ao governo do Paraná

Cenário do debate realizado pela RPC na última eleição pra governador, em 2014. Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo.
Cenário do debate realizado pela RPC na última eleição pra governador, em 2014. Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo.

A cinco dias da eleição e com a possibilidade de irem ao segundo turno, os candidatos ao governo do Paraná terão um confronto decisivo na busca pelo voto dos eleitores. O encontro acontece nesta terça-feira (2), em um debate transmitido pela RPC TV. O programa começa depois da novela Segundo Sol e será a última oportunidade para que os concorrentes debatam entre si, na televisão aberta, antes das eleições. E que oportunidade: nessa faixa de horário, a emissora paranaense tem uma média de 500 mil espectadores.

Veja quem são os candidatos ao governo do Paraná nas eleições 2018

Seis candidatos estão confirmados no debate: Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Ratinho Junior (PSD), Professor Piva (PSOL) e Ogier Buchi (PSL) – que conseguiu liberação para participar do evento na Justiça Eleitoral. Na sexta-feira (28), ele acabou fora do debate promovido pela RIC TV por causa de uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que ele não fizesse novos eventos de campanha. No domingo (30), entretanto, a defesa do candidato conseguiu reverter a decisão. Um mandado de segurança, no dia seguinte, confirmou a continuidade da campanha até a eleição.

O debate será dividido em quatro rodadas de perguntas. Dois blocos serão de tema livre – o que pode propiciar um espaço para confrontos mais incisivos entre os candidatos. No debate da RIC TV, por exemplo, temas como o pedágio e as investigações sobre esquemas de corrupção no governo de Beto Richa (PSDB) foram destaque. Nessas duas rodadas, cada concorrente poderá responder apenas uma vez.

Candidatos a senador para o Paraná nas eleições 2018

Outros dois blocos terão temas sorteados. Por outro lado, nessas duas rodadas os candidatos poderão responder a até duas perguntas – o que pode fazer com que algum concorrente não seja perguntado. A regra abre a possibilidade para que Ratinho Junior – que apareceu com 44% das intenções de voto na última pesquisa Ibope* – seja o principal alvo entre os concorrentes. Na RIC TV, ele foi o candidato que mais sofreu ataques.

A previsão é de que o debate dure por volta de duas horas. Serão 30 segundos para perguntar; 1 minuto e 30 segundos para responder; 1 minuto para réplica; e 1 minuto e 15 segundos para tréplica. Ao final, os candidatos terão 1 minuto para fazer suas considerações finais.

Confira quem são os candidatos a presidente do Brasil nas eleições 2018

*Metodologia

Pesquisa realizada pelo Ibope de 24/set a 26/set/2018 com 1.204 entrevistados (Paraná). Contratada por: SOCIEDADE RADIO EMISSORA PARANAENSE SA / TV PARANAENSE, REDE PARANAENSE . Registro no TSE: PR-07128/2018. Margem de erro: 3 pontos percentuais. Confiança: 95%. *Não sabe / Não respondeu. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por representação eleitoral em razão de alegadas discrepâncias técnicas concernentes à estratificação do eleitorado.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

“Tá chovendo aí? Aqui tá chovendo!” Conheça o responsável por esse meme curitibano!