Agrade ou não, está em vigor o horário de verão

Começou a vigorar hoje o horário de verão. Os relógios, em dez estados brasileiros e no Distrito Federal, foram adiantados em uma hora. Até o dia 25 de fevereiro, muita gente terá de acordar ainda mais cedo, mas, em compensação, o dia fica claro até depois das 19h. Para alguns, esse período não agrada, mas para muitos, ganhar um tempo a mais no dia é uma alegria.

O gari Eros Lopes é um que detesta o horário de verão. Ele acorda todos os dias às 4h30. A partir de hoje será como se estivesse acordando ainda mais cedo: às 3h30. ?Não gosto mesmo, porque a noite fica muito curta e quem levanta cedo sente muito. Se dependesse de mim não existiria o horário de verão?, diz ele.

Ao contrário de Eros, muita gente já aguardava, ontem, animada o novo horário. A zeladora Glaci de Fátima também acorda cedo, às 5h, para chegar às 6h no trabalho. Porém, ela não liga de agora ter a noite mais curta. ?Eu gosto muito do horário de verão. O que a gente não pode fazer antes de sair de casa, quando voltamos ainda dá tempo de fazer, pois ainda está claro?, comenta.

Ruanito Pinheiro é entregador de pão. Todo dia, às 4h, ele tem que estar de pé. O fato de ter que acordar às 3h também não o incomoda. ?Gosto porque à tarde dá uma espichadinha, aí eu aproveito para jogar bola e tocar um violão, antes que anoiteça. Não atrapalha nada, é só agora dormir mais cedo?, diz ele.

A operadora de telemarketing, Leidiliane Túlio, também aproveita ?as horas a mais do dia? e acha ótimo. ?Eu sempre acordo cedo mesmo, já acostumei. Gosto do horário de verão porque sobra tempo de fazer muita coisa. Aproveito até para fazer caminhada pela Estrada da Graciosa, já que moro ali pertinho?, afirma.

Voltar ao topo