Detalhes do rosto

Aeroporto de Foz começa a usar reconhecimento facial de passageiros

Receita Federal começa a usar reconhecimento facial no embarque doméstico, do aeroporto de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação Receita Federal.

A Receita Federal iniciou a utilização do sistema de reconhecimento facial no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (10).

Ao contrário dos outros 13 aeroportos brasileiros onde o sistema foi implantado no desembarque internacional, em Foz do Iguaçu o reconhecimento de passageiros está sendo realizado no embarque doméstico. Os passageiros que embarcarem nos voos domésticos serão identificados por meio do reconhecimento das características faciais únicas de cada indivíduo.

Isso porque um grande número de pessoas atravessa a fronteira terrestre do Brasil com o Paraguai e com a Argentina e se dirige, por meio de voos domésticos, a outras localidades do país. Esse é um fator de risco para as ilicitudes, como os crimes de contrabando, descaminho, tráfico internacional de armas e drogas, que ocorrem através de fronteiras terrestres, principalmente com o Paraguai, e são escoadas para o interior do país.

Receita Federal começa a usar reconhecimento facial no embarque doméstico, do aeroporto de Foz do Iguaçu.
Receita Federal começa a usar reconhecimento facial no embarque doméstico, do aeroporto de Foz do Iguaçu. Foto: Divulgação Receita Federal.

Suspeitos

O sistema trará maior agilidade no atendimento ao viajante na medida em que a atuação da Receita Federal recairá, preferencialmente, sobre passageiros que apresentem risco potencial de estarem praticando irregularidades aduaneiras e outras infrações, reconhecendo-os automaticamente e permitindo a sua seleção para uma fiscalização mais aprofundada, sem interferir no fluxo de passagem dos demais passageiros.

Ao mesmo tempo, a nova tecnologia trará maior eficácia na seleção daqueles que serão fiscalizados, já que será pautada em critérios objetivos de gerenciamento de riscos, utilizando-se de informações individualizadas do viajante, previamente analisadas.