Acidente desabastece 100 mil em Curitiba

O rodízio do racionamento de água está temporariamente suspenso, porém mesmo assim alguns curitibanos podem ficar sem água até as 18h de hoje. A necessidade de interrupção no fornecimento de água em sete bairros não teve a ver com o nível das barragens, mas sim com um acidente causado por uma máquina da Prefeitura que realizava serviços no canal do Rio Belém. Estão com o fornecimento de água cortado cerca de 100 mil moradores do Alto Boqueirão e Xaxim, totalmente, e Boqueirão, Hauer, Ganchinho, Pinheirinho e Sítio Cercado, parcialmente.

Segundo informações da Sanepar, a máquina provocou a desestabilização de um dos blocos de ancoragem da adutora, de 700 milímetros, que transporta água tratada do reservatório do Corte Branco para o reservatório Xaxim. O acidente ocorreu na Rua Cleto da Silva, proximidades com a Rua Brasil para Cristo, no Boqueirão.

Os serviços de conserto do bloco de ancoragem e de reposição da adutora já foram iniciados ontem, mas devido à interferência de outras tubulações e de cabos de fibra ótica, é um serviço complexo. ?Por causa das condições do local, o serviço será demorado. No entanto, devem sentir a falta de água somente as pessoas que não possuem caixa domiciliar?, explica o gerente da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi. A previsão era de que os serviços avançassem a noite.

Chuvas

A previsão inicial era de que a interrupção do rodízio fosse mantida apenas até domingo, mas a iminência de novas chuvas em todo o Paraná a partir de amanhã levanta a hipótese da suspensão permanecer por mais tempo. Como havia previsto o Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria que causou fortes chuvas na quarta-feira seguiu para o sudeste, de modo que ontem o céu estava limpo e as temperaturas subiram. Para hoje, o cenário deve se manter, com temperaturas variando entre 11 e 25 graus centígrados. Mas para amanhã, especialmente no período da tarde, a chegada de uma nova frente fria promete mais precipitação no final de semana, o que pode dar mais um alívio no nível das barragens que abastecem Curitiba e Região Metropolitana. A chuva deve vir em forma de pancadas ocasionais, em regiões localizadas.

Voltar ao topo