Aberta sindicância para investigar queda de árvore

A Procuradoria Geral de Curitiba vai abrir processo administrativo para apurar as possíveis responsabilidades na queda de uma árvore na Praça Santos Andrade, ocorrida no domingo, que matou Fábio Maurício Gubava, de 19 anos, e Li Kwan Zhen, 24. O procurador-geral Maurício De Ferrante informou que a sindicância está sendo aberta e que a Secretaria do Meio Ambiente vai designar técnicos para analisar a árvore e o local onde ela estava plantada. A expectativa é de que o trabalho seja concluído em 30 dias.

A Prefeitura de Curitiba também vai procurar a família das vítimas, para oferecer assistência. A árvore, uma araucária plantada na Santos Andrade no final da década de 20, não apresentava sinais de problema, embora a raiz estivesse podre, o que só foi possível verificar após a queda da mesma. Ela foi encaminhada ao horto municipal para análise.

No ano passado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente removeu das vias públicas 2,7 mil árvores que apresentavam problemas fitossanitários. Além disso, foram feitas podas de manutenção em outras 19 mil árvores, devido a quedas de galhos ou verificação de infestação de pragas como a erva-de-passarinho. Curitiba tem, somente em vias públicas, 300 mil árvores.

Voltar ao topo