Questão de saúde

9 mil meninas foram vacinadas contra HPV em Curitiba

Em uma semana de campanha, aproximadamente 9 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos já foram vacinadas contra o HPV em Curitiba. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é de vacinar 40 mil adolescentes até o fim do ano.

A vacina protege contra o papilomavírus humano (HPV), responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil.

“É importante que os pais aproveitem a campanha que está sendo realizada com esta vacina para que assim suas filhas fiquem protegidas e que a médio e longo prazo a incidência deste câncer diminua em todo país”, explicou Juliane Oliveira, diretora do departamento de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

Em Curitiba residem cerca de 40 mil adolescentes nesta faixa etária e a meta é de vacinar pelo menos 80% deste público até o fim do ano. Para isso, equipes da Secretaria estão indo até algumas escolas ofertar a vacina que também pode ser realizada nas 109 unidades básicas de saúde.

A vacina é oferecida gratuitamente para meninas de 11 a 13 anos. Após a primeira dose, as adolescentes vacinadas devem voltar a unidade básica de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar para a 3ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura.

Voltar ao topo