Paraná leva 150 atletas para as Olimpíadas Escolares em Brasília

O Paraná será representado nas Olimpíadas Escolares, de 6 a 15 de outubro, em Brasília, por oito equipes das modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, e mais 16 alunos de atletismo, oito de natação, quatro de tênis de mesa, dois de xadrez e 10 de judô, em igual número no masculino e feminino. Esses colégios e atletas se classificaram para a competição na fase final dos Jogos Colegiais, Grupo A (15 a 17 anos), em julho, em Curitiba, depois de passarem pelas fases regional e municipal.

?Independente de conquista em Brasília, esses alunos já são vencedores, pois enfrentaram eliminatórias com mais de 100 mil atletas da mesma faixa etária em todas as fases dos Jogos Colegiais do Paraná?, valoriza o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves. ?Estaremos com uma delegação de 150 atletas, com chances de chegar entre os quatro primeiros?, aposta o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro. Depois de ser campeão em 2003, o Paraná foi vice no ano seguinte e quarto colocado no ano passado.

No basquetebol vão defender as cores do Paraná os colégios Santana, de Ponta Grossa, no feminino, e Fag/Coc, de Cascavel, no masculino. O futsal feminino será representado pelo Colégio Estadual Vicente Rijo, de Londrina, e o masculino, pelo Colégio Ideal, de Cascavel.

O Colégio Estadual Marcelino Champagnat, de Londrina, vai disputar o título no handebol feminino, enquanto que o Colégio Marista, de Maringá, no masculino. E no vôlei, o time feminino é do Colégio Expoente, de Curitiba, e o masculino, do Colégio Neo Máster, de Ponta Grossa.

Nos esportes individuais, o Paraná participará também de todas as provas em disputa, com boas chances de medalhas, como com Wanessa Taciane N. Zavolski, de Ponta Grossa, ouro nos 400 metros com barreiras nos Jogos Abertos do Paraná, no mês passado, em Maringá.

Competição

As Olimpíadas Escolares 2006 reunirão 25 estados e cerca de 2.700 alunos de 632 estabelecimentos de ensino público e privado do país. Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), como eram conhecidos até 2004, terão uma segunda etapa, de 17 e 26 de novembro, entre jovens de 12 a 14 anos, na cidade de Poços de Caldas (MG).

"É um evento de extrema importância, pois possibilita a inclusão social de jovens a partir do esporte. A competição tem caráter educativo, complementando a função pedagógica das escolas. O objetivo é fazer das instituições de ensino a base da iniciação esportiva em nosso país, contribuindo para o surgimento de novos valores para o esporte de competição", espera o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Voltar ao topo