Para sair da crise, PT encomenda nova logomarca a Ziraldo

Atingido pela crise do "mensalão", o PT decidiu promover uma faxina na imagem do partido. Sete meses depois do escândalo e prestes a completar 26 anos, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encomendou ao cartunista Ziraldo uma logomarca de aniversário para passar uma borracha na crise. O novo slogan petista é inspirado nos versos de Paulo Vanzolini, consagrados na voz do sambista Noite Ilustrada, e expressa um desejo de ano eleitoral: "PT 26 anos 2006 – A volta por cima".

Lula confirmou presença no jantar de aniversário do partido, marcado para 13 de fevereiro – três dias depois da data oficial, mas sob medida para coincidir com o número do PT, que é 13. A festa será na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Brasília. Apesar de não admitir publicamente, o presidente anda contrariado com dirigentes petistas que, na sua avaliação, fazem cobranças demais e defendem o governo de menos. Na pajelança, Lula e a cúpula do PT ensaiarão, mais uma vez, a reaproximação.

O salão da AABB será decorado com a nova logomarca do partido, que tem 26 estrelas vermelhas ascendentes. As diferenças entre elas simbolizam as correntes do PT. No traço de Ziraldo, todas se unem em torno de uma grande estrela que se sobressai na constelação.

O jantar será mais uma oportunidade para petistas apelarem a Lula pela candidatura à reeleição. Na prática, o presidente é candidatíssimo, está muito animado e acha que vai vencer. Mas como recorre à estratégia de não tornar pública sua decisão para não reforçar a artilharia adversária, o PT faz o jogo de cena de pedir a ele que dispute um segundo mandato.

Os convites para a noite dos 26 anos começaram a ser vendidos hoje. O menor preço é de R$ 200. As outras faixas são R$ 500, R$ 1 mil, R$ 2 mil e R$ 5 mil. "A adesão depende do tamanho do bolso. Não será boca-livre porque o tempo é de vacas magras", resumiu o tesoureiro do PT, Paulo Ferreira.

Questionado se o PT tem o que comemorar, Ferreira foi enfático no sim. "O nosso espírito é o de seguir em frente e a presença do Lula é um sinal do caminho que percorreremos. Depois de toda a crise, o PT, recomposto, fará o que prega a música: ?Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima?.

Os petistas vão aproveitar o aniversário para encerrar a campanha de arrecadação de recursos, lançada dia 13 de novembro, para tirar o PT da falência. O presidente do partido, deputado Ricardo Berzoini (SP), ressalvou que nessa festa "não vai ter Zezé Di Camargo e Luciano".

Em julho de 2004 – um ano antes da crise política -, a dupla sertaneja fez um show na Churrascaria Porcão, em Brasília, destinado a angariar fundos para a construção da nova sede do PT em São Paulo. O Banco do Brasil (BB) injetou R$ 70 mil na compra de ingressos para o show. O uso de dinheiro público no PT provocou as demissões do presidente do BB, Cássio Casseb, e do diretor de Marketing da instituição, Henrique Pizzolato, amigo do então tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Zezé e Luciano doaram o cachê ao PT, mas descobriu-se que a dupla pleiteava patrocínio de R$ 5 milhões justamente no BB.

"Esses tempos passaram. Vamos fazer a prestação de contas com a maior transparência, tintim por tintim", anunciou Ferreira. A campanha de arrecadação terminaria hoje, mas será esticada até o jantar do dia 13. A meta era angariar R$ 13 milhões. O total, no entanto, não deve chegar a 20% desse valor. Não dá para pagar a dívida do PT, contabilizada em R$ 50 milhões e muito menos para comprar sede própria.

Voltar ao topo