Palocci deve depor à CPI dos Bingos na próxima quinta-feira

Brasília ? O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), disse hoje (24) ter combinado com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, o depoimento para a próxima quinta-feira (26).

Segundo o senador, o acerto permitiu que Palocci compareça à CPI na qualidade de convidado e não como convocado. A convocação do ministro significaria que ele daria seu depoimento como testemunha ou como investigado. Moraes ressaltou que os parlamentares querem "ouvir o ministro para que no fórum ideal venha se justificar e explicar as denúncias que foram feitas a ele".

Os senadores, principalmente os da oposição, devem concentrar suas perguntas nas denúncias de supostas irregularidades que teriam sido praticadas na prefeitura de Ribeirão Preto (SP) durante a gestão de Palocci.

O senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que a sessão plenária da próxima quinta-feira seja antecipada para as 9 horas, de modo que a votação das matérias que estão na Casa não interfiram no depoimento de Palocci.

Calheiros disse que a decisão será tomada amanhã em virtude dos trabalhos da CPI. "É muito bom que ele [Palocci] venha. É importante lembrar que o ministro está vindo por vontade própria para esclarecer todos os fatos levantados pela CPI", acrescentou.

O senador Tião Viana (PT-AC) também considera importante a presença de Palocci. "O ministro está sereno e consciente de sua responsabilidade de dar explicações aos senadores da CPI", disse, acrescenatndo que a comissão "vasculhou 13 mil contratos da prefeitura de Ribeirão Preto durante a gestão de Palocci e não encontrou nada".

Voltar ao topo