Operação policial fecha cerco a criminosos em Foz do Iguaçu

Uma operação conjunta entre as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Receita Federal prendeu dois homens, um deles acusado de ser o principal contrabandista de cigarros da região, e apreendeu cinco barcos, um caminhão, quatro carros, rádios-comunicadores, além de 15 caixas de cigarros, armas e roupas militares. Ao todo, cerca de 150 policiais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão, na operação que ocupou a favela do Jardim Jupira, uma das áreas mais perigosas de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Estado.

De acordo com o delegado Chefe da 6ª. Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu, Márcio Vinícius Ferreira Amaro, o objetivo da operação foi combater o contrabando e o tráfico de drogas na fronteira com o Paraguai. O cerco contra os criminosos começou às 6h de domingo (04), quando a operação foi deflagrada por cerca 60 policiais federais, 40 policiais civis, 15 policiais militares, 20 Guardas Municipais e nove policiais rodoviários federais, além de fiscais da Receita Federal. O Ministério Público Federal e a Justiça Federal Criminal de Foz do Iguaçu também participaram da operação.

Um homem, apontado como um dos chefes do contrabando de cigarros na região, identificado até agora apenas como ?Perninha?, foi preso durante a operação. Os policiais prenderam também outro homem, conhecido como ?Bruxo?. Com eles, a polícia encontrou caixas de cigarros e rádios-comunicadores, usados para copiar e monitorar a freqüência policial. Ainda foram apreendidos um caminhão e um veículo Golf. Em outro ponto da favela, foi apreendido um veículo Vectra, guardado em uma residência que, tinha em seu interior, fotos de armas de grosso calibre e alcance, além uma câmera filmadora. Segundo informações do serviço reservado da Polícia Militar, o Vectra, estaria servindo de apoio para uma quadrilha de roubo à residência.

A polícia apreendeu também um veículo Caravan abandonado. Dentro do carro havia roupas militares e uma espingarda carabina, calibre 38, municiada. Além disso, cinco barcos usados para travessia do Rio Paraná, sem nenhuma identificação ou autorização documental foram apreendidos. Segundo informações da Policia Federal, as embarcações serviam para transportar drogas do Paraguai para o Brasil no período da noite.

Para o delegado Amaro, a operação surtiu o efeito esperado. ?Conseguimos retirar estes dois marginais de circulação, além de apreender muito material que era usado para o crime. Vamos continuar esse trabalho constante de combate à criminalidade?, concluiu. Todo o material apreendido permanece na sede da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, à disposição da Justiça Federal.

Voltar ao topo