Oficinas de Física estimulam o conhecimento em Maringá

Os alunos que participam do ?Educação Com Ciência? levarão para casa muita novidade e isso se traduz em estímulo ao pensamento crítico nas diversas áreas do saber. Dessa opinião compartilham todos os professores envolvidos com o projeto promovido pela Secretaria da Educação. Oficinas e a exposição dos trabalhos desenvolvidos nas escolas fazem parte do dia-a-dia destes alunos participantes da primeira etapa em Maringá, que encerra no Maringá no sábado (03).

Ao todo são ofertadas 47 oficinas que abordam temas da Física, robótica, cybercultura, energia estática, entre outros assuntos. ?Nossa preocupação é fazer com que os alunos, além de se maravilharem com os avanços da ciência, tenham condições analisá-los, criticá-los e, sobretudo criar?, afirma o coordenador geral do projeto, Mário Lunardi. ?Outro objetivo é o incentivar os alunos a serem grandes disseminadores de conhecimento tanto na comunidade escolar, quanto em suas casas?, afirma.

Muitas oficinas têm chamado bastante a atenção dos alunos, entre elas está a de robótica. O oficineiro Rodrigo Silva disse que a robótica educacional transforma a aprendizagem em algo divertido e desafiador. ?Aqui não há um professor que sabe tudo e um aluno que não sabe nada. O professor simplesmente guia o pensamento do aluno e, na maioria das vezes, os primeiros trabalhos são brinquedos. Então, eles aprendem brincando e transformam os conhecimentos adquiridos em algo diferente do que ele tem no dia-a-dia em sala de aula?, disse.

Além disso, Rodrigo afirma que é possível que o aluno saia do ?Educação Com Ciência? e continue a produzir robôs. ?Nós usamos materiais de fácil acesso e baratos. Por exemplo, para montar uma peça, nós usamos drive de cd estragado, que qualquer loja de informática disponibiliza de graça. Isso faz com que os alunos não parem de produzir por aqui, mas que continuem a pesquisar. Muitas vezes, o aluno que tem interesse pode até seguir esta profissão?, acredita.

O estudante do Colégio Estadual Ary João Dresch, Hernandes Francisco da Silva (14), que pretende ser professor de Matemática, está participando da oficina de robótica e disse que está achando muito interessante. ?Acho incrível que uma estrutura de ferro e metal ficar tão parecida com o homem e ainda se mexer. Quero mostrar tudo o que aprendi para o meu irmão, ele também vai adorar saber montar um robô?, conta maravilhado.

Voltar ao topo