Obras na rodovia entre Terra Roxa e Palotina entram na fase de conclusão

Já estão na fase final os trabalhos de recuperação da rodovia (PR-364) que liga os municípios de Palotina e Terra Roxa, no Oeste do Paraná. Segundo levantamento do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), restam apenas 6 quilômetros de capa asfáltica para que seja finalizada a recuperação da estrada.

?Na seqüência, serão iniciados os serviços de sinalização horizontal (pintura de faixas). A previsão é de que as obras nos 35,8 quilômetros sejam finalizadas até a metade de dezembro?, anunciou o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.

Nas obras, iniciadas neste ano, estão sendo investidos R$ 16 milhões. ?Em um primeiro momento, tratamos de devolver o conforto e a condição de tráfego da rodovia. Depois, os trabalhos seguiram para restabelecer a rodovia, com novo pavimento e, agora, terminamos com a sinalização que garante a segurança dos usuários?, detalhou Tizzot.

Para evitar o desgaste precoce do pavimento por causa do alto número de caminhos que utilizam o trecho, a estrutura da rodovia foi reforçada. ?Foram duas capas. A primeira teve o objetivo de reforçar a estrutura da rodovia. Depois, foi adicionado o pavimento de asfalto em si?, explicou ainda o secretário.

Problemas

A deterioração da pista se agravou devido aos problemas nas rodovias federais da região ? BR-163 e BR-272. A estrada não foi construída nem planejada para receber o intenso tráfego de veículos, principalmente caminhões carregados que desviavam de duas vias, de responsabilidade da União, em péssimas condições.

?Primeiro, os motoristas fugiam da BR-163, entre Guaíra e Marechal Cândido Rondon. Em seguida, com o colapso e as obras emergenciais na ponte sobre o Rio Piquiri, entre Francisco Alves e Guaíra na BR-272, mais cargas e mais motoristas utilizaram a PR-364 como opção?, recordou o Tizzot.

Avenida

O DER concluiu a melhoria do trecho da rodovia que passa pelo centro de Terra Roxa. Foram executadas obras em cerca de 3 quilômetros que cortam todo o perímetro urbano da cidade. ?Era um segmento que também estava precário por causa do excesso de tráfego. A recomposição foi adiantada para eliminar os problemas dos moradores da cidade?, concluiu o secretário dos Transportes.

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