Novo avião presidencial chegará sexta-feira ao país

Sexta-feira, o novo avião presidencial deverá chegar ao Brasil, depois de ter passado pela vistoria final em Toulouse, na França. Comprado sem licitação por US$ 56,71 milhões, o Airbus Corporate Jetliner A-391 substituirá o antigo Boeing 707, chamado de Sucatão, que serve à Presidência da República desde a década de 80.

Equipado com computadores de última geração e um sofisticado sistema de comunicação, o aparelho tem até chuveiro no banheiro.

Batizado, oficialmente, de Santos Dumont, o FAB 2101 tem a fuselagem branca, inscrição FAB sobre uma barra azul e uma faixa verde e amarela no leme. Antes da checagem final na França o avião esteve em Dallas, nos Estados Unidos, onde recebeu requintados acabamentos na parte interna. A primeira viagem oficial será no dia 19, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Tabatinga (AM) participar da cerimônia de relançamento do Projeto Rondon. O novo aparelho presidencial tem autonomia para voar de Brasília a Nova York ou Paris sem escalas.

A manutenção do novo aparelho será feita no Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos, no interior de São Paulo, e não mais pela Varig Engenharia e Manutenção (VEM), que continuará cuidando dos Boeings, que serão transferidos para o Rio e ficarão à disposição da Força Aérea Brasileira. O Santos Dumont tem capacidade para 40 passageiros e foi equipado com sala para despachos do presidente com os auxiliares.

Voltar ao topo