Momentos finais

Situação na Líbia chegou a caminho sem volta, diz Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou há pouco que a situação na Líbia continua muito “fluida” e incerta, mas afirmou que a situação chegou a um “caminho sem volta” e que o regime de Muamar Kadafi se aproxima do fim.

“Ainda há um grau de incerteza e também há elementos do regime que continuam representando uma ameaça, mas uma coisa está muito clara: o regime de Kadafi está chegando ao fim e o futuro da Líbia está nas mãos de seus povo”, declarou Obama em comentários feitos na casa alugada por sua família em Massachusetts, onde passa férias.

Em tom de cautela, Obama disse que “por enquanto não há nada acabado”, observou que “ainda ocorrem duros combates em algumas áreas” e insistiu em que Kadafi “ainda tem a oportunidade de conter o derramamento de sangue se ceder explicitamente o poder ao povo da Líbia e ordenar a suas tropas que deponham as armas pelo bem da Líbia”.

Segundo ele, no entanto, a situação na Líbia chegou a um “caminho sem volta” nos últimos dias, depois de uma campanha de cinco meses de bombardeios liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O presidente norte-americano afirmou ainda que funcionários do governo “permanecerão em contato” com os rebeldes do Conselho de Transição Nacional e disse que “haverá grandes desafios pela frente”.

Rebeldes líbios afirmam terem tomado o controle da maior parte de Trípoli depois de uma ampla ofensiva iniciada no fim de semana. Nesta segunda-feira, funcionários norte-americanos afirmaram que o paradeiro de Kadafi é desconhecido. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.