mundo

Representante chinês para Coreia do Norte descreve relação como “complicada”

O principal representante da China para assuntos norte-coreanos disse hoje que os motivos por ainda não ter visitado Pyongyang, a capital da Coreia do Norte, são “complicados”, mas afirmou que Pequim continua comprometida a buscar uma solução diplomática para tensões criadas pelo programa de armas nucleares norte-coreano.

O vice-ministro de Relações Exteriores da China, Kong Xuanyou, não forneceu detalhes, mas a falta de visita tem sido citada como uma indicação da deterioração das relações entre Pequim e Pyongyang.

Há tempos, a China é o principal parceiro econômico e político da Coreia do Norte, mas a recusa de Pyongyang em interromper seu programa nuclear tem frustrado autoridades em Pequim.

O apoio da China a sanções cada vez mais duras adotadas contra a Coreia do Norte pela Organização das Nações Unidas (ONU), por sua vez, gerou reação negativa de Pyongyang.

O último alto funcionário do governo chinês a visitar Pyongyang foi Song Tao, chefe do Departamento Internacional do Partido Comunista chinês, em novembro. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo