Reencarnação: sempre motivo de polêmica

Ao pé da letra, reencarnação significa tornar-se carne (matéria) novamente. Na doutrina espírita, o significado é muito mais profundo. Tema polêmico, já que trabalha na contramão da ressurreição, a reencarnação desperta muita curiosidade e por ser cercada de mistério e suposições, já inspirou muitos filmes, peças de teatro e especialmente obras literárias, a maioria fruto do trabalho psicográfico dos seguidores do espiritismo.

O médium Divaldo Pereira Franco é considerado uma das maiores referências do espiritismo no Brasil. Ele já psicografou 196 livros, muitos deles com indicações fortes sobre o tema. Para Divaldo, a reencarnação é uma lei universal, que representa a evolução do espírito. ?Não há retrocesso. Um espírito pode estacionar, mas jamais desaprende, pois a sua missão é evoluir até que atinja a plenitude?, explica. Na prática, ele, que é professor por formação, compara a reencarnação aos níveis escolares. ?É um aprendizado, uma lei de progresso. Se a pessoa age para o mal numa vida, na outra ela terá que se reeducar?, diz.

Isso não significa necessariamente um castigo para os espíritas. Segundo a doutrina, a pessoa até pode levar para a vida seguinte reflexos da anterior, que não foram bem assimilados, mas tudo se revela na lei de ação e reação, que resulta no aprendizado e na evolução. ?Há uma co-relação entre uma vida e outra, mesmo que a pessoa não se lembre de nada. A vida atual é resultado dos atos da existência anterior?, acredita Divaldo.

Com base na teoria da reencarnação, os espíritas justificam o porquê das deficiências físicas ou tendências para o desenvolvimento de doenças graves. ?Pessoas que tiram a própria vida passam por um momento de sofrimento grande, mas como o amor de Deus é infinito, é dada uma nova chance de aprendizado em outra vivência.? Pelas fases de aprendizado, a reencarnação também explicaria os bolsões sociais que separam as pessoas entre ricos e pobres e também a sensação de déjà vu e simpatia entre as pessoas. ?A sensação de já ter vivido uma determinada situação ou de conhecer determinado local é típica. E a empatia ou antipatia entre as pessoas também. Muitas vezes inimigos de outras vivências nos causam antipatia, que ficamos perguntando de onde vem?, diz.

Aliás, a questão de possuir uma nova chance para vencer problemas de relacionamentos das vidas anteriores é outro preceito da reencarnação. ?Muitas vezes vivemos num mesmo grupo por várias encarnações, pois esses espíritos passam pelo mesmo nível de aprendizado. Sempre temos algo a aprender ou ensinar.? As diferenças de personalidade e temperamento entre irmãos que têm a mesma criação numa família também são um forte argumento para explicar a reencarnação. ?O meio pode influenciar, mas a essência será do mesmo espírito, em evolução, passando por um aprendizado necessário.?

Para católicos, não há respaldo bíblico para a teoria

Foto: Ciciro Back/O Estado

Padre Élcio: ?A vida é como um prêmio de Deus, não uma tarefa a ser cumprida ou conquistada?.

A Igreja Católica costuma ser direta quando o assunto é reencarnação. Simplesmente não acredita na teoria porque não há referência direta dela na Bíblia. A explicação dos católicos para a vida após a morte é a ressurreição, que é a elevação do espírito.

Segundo o padre Élcio Ribeiro, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, uma crença contradiz a outra, de modo que não podem andar juntas. ?O que as duas têm em comum é que se trata de questão de fé. Uma vez que a pessoa opta por uma das duas, tem que ter coerência de acreditar nela?, diz, evitando polemizar o tema e passando uma idéia totalmente democrática, mesmo que discordante. ?Não podemos provar a existência de um ressuscitado nem de um reencarnado. É a fé que sustenta.?

No conceito de ressurreição, existe apenas uma vida, à qual Deus dá o sentido. ?A vida é como um prêmio de Deus, não uma tarefa a ser cumprida ou conquistada. Entregamos a vida do além a Ele, sem temor do Divino.? Os católicos crêem que, após a morte, Deus ressuscita a todos, em sua misericórdia.

Para o padre, a reencarnação é uma idéia mais consoladora porque dá a certeza às pessoas que acreditam nela de que vão poder voltar, corrigir os erros. ?É uma teoria de auto-suficiência, na qual o próprio espírito se aperfeiçoa, através do próprio esforço.? Outro aspecto que os católicos questionam quanto ao tema é o castigo que as pessoas que teriam pecado em outra vida têm que pagar na seguinte. ?Se existe castigo, pressupõe-se que as divindades são vingativas. Deus é misericordioso. O castigo é provocado pelo próprio homem, que não respeita aos próximos.? Em resumo, para os católicos, a explicação para os abismos sociais, a fome, a miséria e a doença estaria na ação humana através do mal, não de uma represália divina.

Para o padre, o que deu fortalecimento à teoria da reencarnação foi a ligação dela à teoria evolucionista, sob alegação de que o mundo cristão seria estático, mas ele defende a dinâmica cristã. ?O mundo sob o ponto de vista católico é dinâmico e se manifesta no crescimento de Deus.? (GR)

Budistas defendem que a mente carrega cicatrizes

Os budistas tibetanos têm uma crença relativamente próxima aos espíritas após a morte física. Porém, enquanto o espiritismo defende a reencarnação, o budismo prega o renascimento. A principal diferença entre uma e outra doutrina está na herança que se leva à nova vida.

Diferente dos espíritas, que acreditam que a pessoa vive várias vidas diferentes, os budistas acreditam que, ao renascer, a mente continua. ?Acreditamos em várias mortes físicas na mesma vida cármica. Cada um renasce com uma marca na mente de tudo que já viveu em outra época. A mente sempre continua e carrega consigo as sanscaras (cicatrizes)?, explica Bruno Davanzo, do Centro de Estudos Budistas Bodisatva Paramita. Na prática, os budistas comparam a vida com um colar de pérolas, no qual cada bolinha é interligada a outra por um fio, que seria a identidade. ?No nosso entendimento, os espíritas vêem a vida como dados empilhados, no qual uma vida serve de base para outra, porém sem haver uma identidade comum.? A partir desse conceito, os budistas explicam as predisposições e talentos das pessoas.

As duas únicas certezas que os budistas têm da vida pós-morte física é tudo o que fez de bom ou de ruim, que se traduzirá nas tendências da continuidade da alma em outro corpo. ?A missão é evoluir e, através da meditação, acessamos o sansara, que é a roda da vida?, comenta Bruno.

Segundo a crença budista, o renascimento é algo que acontece naturalmente até que a alma chegue à evolução máxima, à exceção dos budas, considerados espíritos iluminados. ?Eles optam por renascer para servirem de guias espirituais, já que lembram claramente de todas as experiências das vivências anteriores. O Dalai Lama (líder budista tibetano) está em sua 14.ª encarnação.? Para quem deseja entender melhor o renascimento budista, Davanzo indica o Livro tibetano do viver e do morrer, de Sogyae Rinboche. (GR)

Tai chi chuan e ioga na grade curricular

Usar a liberdade de expressão como forma de educação é a principal arma de uma instituição de ensino médio que tem uma grade curricular diferenciada. A escola André Luiz, vinculada às Faculdades Integradas Espírita, mantém as cadeiras exigidas pelo Ministério da Educação para a formação de seus alunos, acrescidas de atividades que visam uma maior sociabilização.

Aulas de práticas orientais como tai chi chuan e ioga, teatro, música e até parapsicologia entretêm os estudantes que permanecem na escola em período integral. ?Apostamos nessas atividades como forma de autoconhecimento e como forma de sociabilização?, explica a diretora Marisa de Oliveira Maltauro. Nas aulas de parapsicologia, por exemplo, é feito um trabalho de concentração para o autoconhecimento, desenvolvendo a sensibilidade dos alunos. ?Não é uma atividade diretamente ligada ao espiritismo, já que nossa escola é ecumência?, avisa Marisa.

Outra intenção da escola é trabalhar contra os preconceitos inerentes à sociedade. Justamente por isso, a escola aceita alunos com deficiências motoras ou mentais moderadas e os incluem no convívio com os demais alunos. ?Temos um caso de um garoto que estudou em várias escolas, mas tinha uma dificuldade de sociabilidade grande, além de ser hiperativo. O convívio dentro da filosofia da escola o ajudou.? A convivência não ajuda apenas o aluno especial. Para os outros colegas, é um exercício de aceitação das diferenças. ?Todos têm a aprender uns com os outros.?

Para facilitar o contato direto com cada aluno, as turmas possuem no máximo 25 alunos, de modo que os professores possam dar uma atendimento personalizado. (GR)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna