Putin diz negociar para reunião de paz no Oriente Médio

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta terça-feira (25) que é necessário atingir progressos em negociações antes de serem confirmados os planos para realização de uma conferência para a paz do Oriente Médio, que o país espera sediar este ano. Após conversas com o presidente egípcio, Hosni Mubarak, Putin disse que a Rússia está tratando com todos os lados envolvidos. "Como entendemos que podemos chegar a acordos que podem gradualmente avançar, nós acreditamos ter alcançado um estágio final nas preparações", disse Putin. O líder russo assegurou que, apesar de a Rússia desejar sediar o evento, não imporá condições para ele.

A visita de Mubarak a Moscou abriu as portas para um acordo envolvendo a participação russa no programa de energia nuclear do Egito. O líder egípcio também pôde se encontrar com o presidente eleito Dmitry Medvedev, que sucederá Putin. O atual líder russo afirmou que haverá poucas mudanças nas relações do país com o exterior após a posse de Medvedev, em maio. Medvedev já anunciou que apontará Putin para o cargo de primeiro-ministro. Mubarak afirmou que os dois líderes são "parecidos".

O acordo entre Egito e Rússia sobre cooperação nuclear pacífica ocorre em um momento no qual os egípcios buscam apoio internacional para construir sua primeira usina nuclear. A Rússia está construindo reatores em vários países e busca expandir sua indústria de energia nuclear no exterior.

Voltar ao topo