Obama pressiona Netanyahu e Abbas por acordo

Apesar do atentado na Cisjordânia atribuído ao Hamas, há dois dias, a Casa Branca conseguiu ontem dar início às negociações diretas de paz entre Israel e a Autoridade Palestina. O compromisso foi obtido ao final de encontros em separado entre o presidente norte-americano, Barack Obama, e os líderes israelense, Binyamin “Bibi” Netanyahu, e palestino, Mahmoud Abbas.

Ao anunciar o início do processo de paz, Obama deixou clara sua expectativa de que, mesmo diante de todos os obstáculos, o acordo de paz seja alcançado no prazo de um ano. As negociações começarão na manhã de hoje, conduzidas pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

Além de Abbas e de Netanyahu, participarão dessas conversas o rei da Jordânia, Abdullah II, e o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Ambos também foram recebidos ontem por Obama como coparticipantes do esforço norte-americano de relançamento das negociações.

“Nosso objetivo é a solução de dois Estados, que acabe com o conflito e consolide os direitos e a segurança para ambos, israelenses e palestinos. Apesar dos inevitáveis desafios, nós nunca titubeamos em buscar esse objetivo”, afirmou Obama, pouco antes de oferecer um jantar a todos os líderes presentes na Casa Branca.

Voltar ao topo