Obama ameaça liderança de Hillary Clinton nos EUA

Pesquisas divulgadas mostram que cresceu a intenção de voto no pré-candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama. Ele passou a ameaçar a liderança da sua rival, Hillary Clinton, nas primárias da "superterça", que ocorrerão na terça em 22 estados para os democratas.

Levantamento nacional da Pew Research indica que Hillary Clinton tem 46% das intenções de voto, enquanto Obama está com 38%, e o número de indecisos aumentou para 15%. Em meados de janeiro, Hillary Clinton liderava as intenções de voto com uma vantagem de pelo menos quinze pontos porcentuais. Já as pesquisas de intenção de voto do Partido Republicano, que terá primárias em 21 estados na "superterça", mostram uma liderança clara do pré-candidato John McCain.

Enquanto McCain tem substancial comando no campo republicano, a situação no Partido Democrata ainda não é certa. Outro levantamento nacional mostra Hillary Clinton e Obama quase empatados na intenção de voto para a "superterça.

Uma terceira pesquisa divulgada hoje aponta Obama, que pretende ser o primeiro presidente negro dos EUA, com uma pequena vantagem nos estados da Califórnia e do Missouri.

Enquanto isso, McCain tenta vencer seu rival Mitt Romney nos estados onde ele ainda é mais forte. Nesta segunda-feira, McCain fez campanha em Massachusetts, que foi governado por Romney. McCain, senador pelo Arizona, parece ter sido bem aceito entre os republicanos moderados da Costa Leste, após o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, desistir da corrida presidencial e lhe dar apoio. McCain também passou a contar, na semana passada, com a aprovação do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Tudo isso aumentou muito sua confiança em uma vitória na terça.

Voltar ao topo