Nepal reabre sítios históricos após terremotos

O Nepal reabriu, nesta segunda-feira, as maioria dos sítios e atrações históricas danificados pelos recentes terremotos que atingiram o país, na expectativa de voltar a atrair turistas.

Os terremotos ocorridos em 25 de abril e 12 de maio mataram mais de 8.700 pessoas e danificaram centenas de construções no país, inclusive templos antigos, palácios e outros prédios históricos populares entre turistas.

Foram reabertos seis dos sete sítios fechados desde os terremotos, afirmou o ministro do Turismo local, Kripasur Sherpa. Ao todo, 741 estruturas foram prejudicadas no episódio, que devem consumir US$ 18 milhões com reconstrução e reparos.

Na próxima semana, o Nepal sediará uma reunião com doadores internacionais com o objetivo de levantar fundos para a reconstrução do país após os terremotos.

O chefe do Departamento de Arqueologia do Nepal, Bhesh Dahal, afirmou que foram tomadas medidas para garantir a segurança dos turistas e que há planos de fornecer capacetes aos visitantes em algumas localidades.

Com cerca de 800 mil visitantes por ano, as autoridades do país estão preocupadas com uma queda no número de turistas por conta do medo de novos tremores. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se mostrou preocupada com a reabertura de edifícios históricos e sugeriu que turistas reconsiderem seus planos e sejam ainda mais cuidadosos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo