Revolta

Na Bolívia, eleitores queimam cédulas por falta de atas

Eleitores queimaram cédulas e urnas de votação neste domingo em Santa Cruz, na Bolívia, por falta de atas de registros que demoraram a chegar. Na cidade de El Alto, perto de La Paz, centenas de policiais acompanham a votação, após a morte de seis funcionários em um protesto violento, na quarta-feira. No restante do país, a presença de policiais é escassa e não há registro de incidentes.

Os bolivianos realizam hoje um referendo para aprovar ou rejeitar uma mudança na Constituição que permitiria que o presidente Evo Morales possa concorrer ao cargo pela quarta vez nas próximas eleições.

“O meu desejo é que haja uma maior participação cidadã e que esta jornada seja histórica”, disse Morales após depositar seu voto em seu reduto de Chapare, área de cultivo de coca na região central da Bolívia. O presidente disse que vai aguardar os resultados em La Paz.

Um escândalo de tráfico de influência envolvendo Morales e os mortos na manifestações de quarta-feira aumentaram a incerteza sobre o resultado do referendo. Antes desses fatos, as pesquisas previam empate entre sim e não à reforma. Se Morales obter vitória poderá se candidatar pela quarta vez em 2019. Se perder seu mandato atual que vai até 2020, será o último. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo