Líder líbio Muamar Kadafi enviou carta à Casa Branca

O líder líbio Muamar Kadafi, que está sob forte pressão internacional para deixar o poder e interromper o ataque aos civis do país, enviou recentemente uma carta à Casa Branca, informou hoje o porta-voz Tommy Vietor. O governo dos Estados Unidos não respondeu às perguntas sobre detalhes da correspondência.

Kadafi está há semanas sob pressão internacional para deixar o poder. Os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) lançaram ataques aéreos contra o regime numa tentativa de ajudar os rebeldes que exigem mais liberdades.

Visita

Separadamente, o porta-voz do ex-deputado norte-americano Curt Weldon disse que ele está na capital da Líbia para conversar com Kadafi, numa tentativa de encerrar a crise política no país.

O porta-voz disse que Weldon chegou a Trípoli hoje após receber um convite de Kadafi. O ex-deputado é um dos poucos ocidentais importantes a se reunir com Kadafi desde fevereiro, quando tiveram início dos protestos contra as quatro décadas de governo do líder líbio.

Weldon é republicano da Pensilvânia e atuou no Congresso por duas décadas antes de perder seu cargo, em 2006. Não está clara a razão pela qual Kadafi quis se encontrar com ele, embora Weldon tenha feito parte de uma delegação bipartidária que visitou a Líbia em 2004. As informações são da Associated Press.