Irã vai libertar cineasta Jafar Panahi, diz promotor

O aclamado diretor de cinema iraniano Jafar Panahi será libertado sob fiança, afirmou hoje o promotor público Abbas Jafari Dolatabadi, segundo a agência de notícias Isna. “Foi decidido que ele será libertado sob fiança”, disse o promotor, que se encontrou com Panahi na quinta-feira na prisão Evin, em Teerã.

“Durante nosso encontro, ele pediu para ser libertado antes que o julgamento fosse examinado e aceito”, disse o promotor, acrescentando que as medidas administrativas e judiciais para a libertação do cineasta estavam em andamento. Panahi, que está preso desde 1º de março, foi convidado para participar do júri do festival de cinema de Cannes, mas não pôde comparecer por causa da detenção. Ele iniciou uma greve de fome dez dias atrás.

O celebrado diretor, que conquistou um prêmio em 1995 no festival de Cannes pelo filme “O Balão Branco” e venceu o festival de Veneza de 2000 com “O Círculo”, é um forte partidário do movimento de oposição no Irã. Ele foi detido, segundo o ministro da Cultura iraniano, por fazer um filme “contra o regime”, que fala sobre o levante ocorrido no país no ano passado após a disputada reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo