Explosão de carro-bomba no centro de Beirute mata 8

Pelo menos oito pessoas morreram e 78 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba que ocorreu hoje no centro de Beirute. As informações são da agência estatal de notícias, NNA. É o pior ataque à capital libanesa desde 2008.

O local permanece isolado pelas forças de segurança, mas as imagens deixam claro que a destruição atingiu diversos veículos e imóveis das proximidades. A explosão ocorreu na hora do rush, em um momento em que pais buscavam filhos em escolas da região.

O ataque aconteceu na região da praça Sasin, em um bairro de maioria cristã. Na mesma rua fica a sede do Partido Falange Cristã, que faz oposição ao regime do ditador sírio, Bashar Assad. Não há, porém, nenhuma confirmação sobre a possível motivação política do ataque.

O confronto entre as forças oficiais do ditador sírio, um alauita ligado ao regime xiita iraniano, e rebeldes da maioria sunita já matou mais de 30 mil pessoas. O caso acirra as tensões sectárias no Líbano, onde xiitas e sunitas travaram uma guerra civil entre 1975 e 1990. As tensões também se acirraram em 2005, quando o premiê Rafik al Hariri, sunita, foi morto.

O movimento armado Hizbollah foi acusado do atentado a Hariri e é, agora, acusado de apoiar, secretamente, as tropas sírias.

Em 2008, três pessoas foram mortas em Beirute em uma explosão realizada contra um carro da diplomacia dos EUA.

Voltar ao topo