Deslizamentos de terra matam 127 pessoas na China

Pelo menos 127 pessoas morreram e 2 mil desapareceram, após deslizamentos de terra destruírem casas e estradas no noroeste da China. O país enfrenta a pior inundação em uma década. Ao menos um vilarejo foi completamente soterrado e a lama dificulta os esforços de resgate na devastada região tibetana de Gansu, onde mais de 20 mil pessoas foram evacuadas, informou hoje a agência de notícias estatal Xinhua.

Autoridades enviaram quase 3 mil soldados e cerca de 100 médicos para ajudar na busca e no resgate de sobreviventes. Os deslizamentos foram provocados por chuvas torrenciais na tarde de sábado, segundo a Xinhua. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, partiu de Pequim em direção à região. Ele e o presidente Hu Jintao pediram que as equipes de resgate não poupem esforços para salvar vidas.

Pelo menos 50 mil pessoas foram afetadas pelas inundações, que deixaram metade do condado de Zhouqu submersa, revelou a Xinhua, citando Mao Shengwu, diretor da prefeitura de Gannan. Segundo dados do governo divulgados antes do deslizamento, o número de pessoas mortas ou desaparecidas em inundações devastadoras ao redor da China subiu em 2010 para mais de 2.100. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.