Democratas e republicanos de Nova York e Nova Jersey começam a ir às urnas

Brasília – Os americanos de 24 estados já começaram a ir às urnas para escolher quem irá disputar as eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro. Os primeiros locais que abriram as portas para a votação na manhã de hoje se localizam nos estados de Nova York e Nova Jersey.

Como a lei norte-americana não proíbe a propaganda eleitoral durante as votações, as campanhas continuam a ser veiculadas nesta ?superterça?, o que poderá transformar alguns candidatos em favoritos e levar outros a decidir abandonar a corrida. Eles percorrem os estados buscando votos dos indecisos e também de quem não está acostumado a participar das primárias.

Os americanos filiados ao Partido Democrata que vivem no exterior também já começaram a votar nas primárias da ?superterça?. Os votos começaram a ser dados à meia-noite desta terça-feira (5) na Indonésia. Os eleitores formaram filas em hotéis e cafeterias, onde pela primeira vez na história votaram pela internet.

Em uma semana, os americanos que vivem em pelo menos 30 países asiáticos vão definir o seu candidato favorito para as eleições presidenciais de novembro. Cerca de 6 milhões de americanos que vivem no exterior podem votar nas eleições dos Estados Unidos.

Os republicanos que moram no exterior não podem votar pela internet. Por isso, o Partido Republicano se organiza para aumentar o número de eleitores que vivem em outros países e viajam aos Estados Unidos para votar.

Pelo partido Democrata, disputam as prévias a senadora Hillary Clinton e Barack Obama. Entre os republicanos estão o senador do Arizona John MacCain e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney.

Voltar ao topo