Cubanos celebram discretamente 81º aniversário de Fidel

Fogos de artifício iluminaram, pouco depois de meia-noite (horário local), o céu sobre a Baía de Havana em comemoração ao aniversário de 81 anos do líder Fidel Castro. Ao mesmo tempo, cinco agentes cubanos detidos nos Estados Unidos enviaram mensagens de congratulações ao líder cubano. Pelo segundo ano consecutivo, Fidel Castro manteve-se afastado das celebrações por causa de uma cirurgia à qual foi submetido em meados do ano passado.

Nenhum evento de vulto foi anunciado pelo governo para hoje e não há expectativa de que Fidel apareça em público pela primeira vez desde julho do ano passado.

"Hoje nós celebramos mais um aniversário do nascimento de nosso comandante-chefe Fidel Castro, que completou 81 anos e que ainda comemorará muitos outros aniversários com Cuba e com o mundo", disse Rosa Maria Suarez, uma moradora de Havana, nas primeiras horas de hoje, quando centenas de pessoas reuniram-se no Malecón de Havana para assistir aos fogos. A festa também marcou o fim do carnaval de Havana.

"Ele está comemorando com sua família em casa, mas é como se estivesse aqui conosco", disse a estudante Irane Neskaye enquanto acompanhava os fogos.

De prisões nos Estados Unidos, cinco agentes cubanos detidos na década passada e que cumprem extensas penas por espionagem enviaram mensagens para parabenizar o líder. Eles alegam inocência. As mensagens foram publicadas na edição de hoje do Granma, jornal do Partido Comunista cubano.

Voltar ao topo