mundo

Coalizão de direita vence eleições legislativas no Chile

A coalizão de direita “Chile Vamos”, em um resultado inédito desde a volta da democracia no Chile, obteve vitória nas principais cidades do país nas eleições municipais, desbancando a coalizão governista da presidente Michelle Bachelet “A Nova Maioria”, de acordo com o jornal El Mercurio.

O “Chile Vamos” venceu com 38,45% dos votos. Já a coalizão de Bachelet obteve 37,05%, logo após terem sido apurados 98,01% dos votos, de acordo com o Serviço Eleitoral (Servel).

A abstenção teve nível recorde e superou os 65%, na terceira votação no país desde que entrou em vigor o voto voluntário.

Segundo o jornal chileno, o governo não venceu em nenhuma das dez cidades com mais habitantes do país, incluindo a capital Santiago, enquanto a oposição ficou com oito destas cidades. Os analistas previam uma vitória apertada da coalizão do governo.

Bachelet fez um discurso no palácio La Moneda na noite de domingo, após o resultado e afirmou que “os chilenos nos deram uma mensagem dupla. ‘A Nova Maioria’, a coalizão do governo, teve seu nível de apoio reduzido em vários locais.”

“Devemos escutar o resultado porque ele tem fundamento. Tivemos dificuldades em alguns locais e como coalizão às vezes temos demonstrado mais divisão do que unidade ao redor dos temas que importam de verdade aos cidadãos”, disse Bachelet, de acordo com o jornal chileno La Nación.

A popularidade da presidente social-democrata caiu após a divulgação de um escândalo de corrupção envolvendo seu filho mais velho.

Voltar ao topo