Chávez expropria empresa de suprimentos agrícolas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que seu governo ordenou a expropriação de uma importante empresa de suprimentos agrícolas. Chávez disse que os proprietários da Agroislena, fundada há mais de 50 anos por imigrantes espanhóis das Ilhas Canárias, devem entrar em contato com funcionários do governo.

A Agroislena vende suprimentos agrícolas como sementes e equipamentos, e possui silos para armazenagem de grãos. O governo de Chávez já nacionalizou empresas de setores que vão de cimento a varejo. Hoje, ele disse que o governo pretende intensificar a expropriação de terras consideradas improdutivas, de forma a ajudar pequenos agricultores.

O presidente venezuelano disse também que a milícia civil do país deveria receber armas, para realizar patrulhas constantemente. A Milícia Bolivariana é composta de voluntários e foi formada nos últimos anos por Chávez, que considera a força um elemento essencial da defesa do país. Os membros da milícia frequentam campos de treinamento regularmente, mas suas armas ficam guardadas em depósitos militares quando não estão em uso.