Chanceler do Irã critica Europa por projetos contra véu

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, acusou hoje a Europa de “intolerância” em relação ao véu islâmico, no momento em que França e Bélgica discutem a proibição do uso da burca em público. “Este é um exemplo de intolerância que existe na Europa” em relação aos muçulmanos, disse Mottaki numa reunião com jornalistas durante uma visita a Bruxelas.

“Nós esperamos que os líderes europeus reflitam sobre o assunto. Nós atribuímos grande importância aos direitos das minorias religiosas”, disse ele. “Consideramos as medidas em alguns países ocidentais preocupantes para nações muçulmanas”.

No mês passado, o gabinete francês aprovou um projeto de lei que proíbe o uso do véu muçulmano que cobre todo o rosto em espaços públicos, abrindo caminho para que o texto vá para o Parlamento em julho. Enquanto isso na Bélgica, parlamentares apoiaram o projeto de lei que proíbe o uso do véu muçulmano em todos os espaços públicos, incluindo as ruas. O texto deve ser aprovado pelo Senado antes de ser implementado.

A cidade espanhola de Lerida, no nordeste do país, tornou-se, na semana passada, a primeira do país a proibir o uso do véu islâmico que cobre todo o rosto em prédios municipais. Uma proibição semelhante também é estudada em outras partes da Catalunha, região que tem uma grande população de imigrantes. Várias leis a respeito do uso do véu islâmico estão sendo discutidas na Holanda, e o debate sobre o assunto foi aberto recentemente na Áustria. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo