Moradores de Medianeira têm que economizar 30% no consumo de água

Os moradores de Medianeira devem reduzir o consumo de água tratada em 30% para evitar racionamento. O alerta é da Sanepar, que está fazendo uma campanha em todo o Estado para que a população faça o uso racional da água.

De acordo com o gerente regional da empresa Sérgio Caimi, somente na última semana, a vazão do Rio Alegria, que abastece o município, diminuiu 20%. Desde o início da estiagem, o volume do rio está 60% menor. A Sanepar já estava em alerta e tinha adotado medidas operacionais para controlar a captação de água, mas a situação está cada vez mais grave. ?Se a população não reduzir o consumo, provavelmente haverá o racionamento de água?, alerta Caimi.

A unidade de captação de água da Sanepar já está operando 23 horas por dia, com vazão de 80 litros por segundo. Esta é praticamente a vazão total do Rio Alegria. Fora do período de estiagem, a empresa capta em torno de 140 litros de água por segundo em Medianeira.

Abastecimento

Na cidade, o único manancial de abastecimento é o Rio Alegria. A empresa já tentou perfurar poços artesianos, mas não encontrou vazão suficiente. Três novos poços estão sendo perfurados na região rural. ?Estamos com expectativa de encontrar vazão suficiente nesses novos poços, mas o trabalho é de longo prazo, por isso, neste momento economizar água é fundamental?, comenta Caimi.

Caso o consumo de água na cidade não diminua, a Sanepar terá que implantar o racionamento de água dentro de 10 dias. Caimi lembra que não existe previsão de chuvas na região para os próximos 15 dias, ?então a colaboração da população é fundamental?. Para reduzir o consumo de água, é necessário mudar hábitos. A Sanepar recomenda que a população siga à risca as dicas de economia.

Voltar ao topo