Ministério financiará projetos para formar redes de pesquisadores e instituições

Foram divulgados, nesta quinta-feira, os projetos selecionados pelo Programa Instituto do Milênio, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que estimula a formação de redes de pesquisadores e instituições em torno de temas específicos.

Dos 236 projetos inscritos, 34 foram selecionados e as instituições de pesquisa deverão receber de R$ 1 milhão a R$ 5 milhões. A previsão é que os recursos sejam liberados no início de novembro e as instituições têm três anos para executar os projetos.

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse estar satisfeito com a diversidade de temas dos projetos selecionados. "O ministério tem um leque extenso de formas de financiamento dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológica. O Instituto do Milênio contempla instituições que são núcleos de redes que pesquisam em áreas bem definidas em todos os campos da ciência". O ministro afirmou ainda que tem aumento o volume de recursos para a comunidade científica.

Segundo o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Erney Camargo, o mérito do projeto é principalmente colaborar para "a área tecnológica e desenvolvimento industrial do governo". Os projetos selecionados têm como temas: fármacos e produtos naturais, micro e nanotecnologia, telemedicina, terapia gênica e violência e segurança pública.

A lista com os selecionados será divulgada, nesta quinta-feira, no endereço eletrônico www.cnpq.br.

Voltar ao topo