Ministério da Saúde quer reforçar combate ao mosquito transmissor da dengue

Brasília ? O Ministério da Saúde pretende intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue. De acordo com o coordenador Nacional do Programa de Combate à Dengue, Giovanini Coelho, as ações vão ganhar reforço, pois no período que vai de janeiro a maio o número de contaminações aumenta."O ministério continua com a campanha publicitária, de prevenção. Com seu grupo técnico e de assessores vem apoiando e assessorando com consultorias técnicas aqueles municípios que estão com problema de transmissão", informou.

Além da campanha, os agentes de saúde fazem visitas periódicas a residências à procura de focos do mosquito. Segundo Coelho, a equipe do ministério programou duas reuniões macro-regionais para avaliar a mobilização dos municípios. Os encontros devem acontecer em fevereiro.

O coordenador disse ainda que, na primeira quinzena de janeiro, foram registrados quase três mil casos em todo o país. Mesmo assim, acrescenta, houve uma redução no número de pessoas infectadas em cerca de 50% com relação ao mesmo período do ano passado.

Coelho lembra como a população pode se prevenir. "As medidas são simples. Por exemplo, pratinho de vaso de planta que tem água acumulada. O que o cidadão pode fazer? Colocar areia nesse pratinho que a água não vai ser acumulada. Cobrir caixa d?água que não esteja coberta e também o pneu lá do quintal", explicou, para acrescentar que essas são medidas "altamente eficazes".

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor nas articulações e no corpo. Como pode ser confundida com outras doenças virais, ele aconselha que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar imediatamente um médico. "A principal indicação é procurar um posto médico para receber o tratamento adequado. É uma doença séria que se não for cuidada pode evoluir para formas graves e até para a morte", ressaltou.

Voltar ao topo