Jovens de ouro espanhóis lutam pela glória maior do futebol

Franck Fife/AFP

A maior parte dos 23 jogadores da seleção espanhola, finalistas da Copa do Mundo da África do Sul, já conquistou algum torneio internacional nas categorias de base com a camisa vermelha e agora está a um passo do maior triunfo de suas vidas, na final de domingo, contra a Holanda.

Além disso, 15 integrantes da equipe na África do Sul já conquistaram em 2008 a Eurocopa da Áustria e da Suíça, o que deixará sua trajetória com a seleção completa com um título no domingo.

Muitos jogadores espanhóis se conhecem desde pequenos, já que comemoraram títulos nas categorias inferiores. Os mais experientes são Fernando Torres e Andrés Iniesta, campeões da Europa Sub-16 e Sub-19.

“Está claro que nos conhecemos muito bem na seleção espanhola depois de termos jogado nas categorias inferiores, mas sempre tivemos sete ou oito jogadores na equipe nacional com um grande retrospecto nas categorias inferiores e nunca fizemos nada”, afirmou Torres no passado.

Xavi Hernández, Iker Casillas e Carlos Marchena venceram juntos o Mundial Sub-20 da Nigéria-1999. Um ano depois, dois deles (Xavi e Marchena) conquistaram a prata olímpica em Sydney-2000, em uma equipe que tinha também Joan Capdevila e Carles Puyol.

O goleiro do Real Madrid, Iker Casillas, foi também campeão europeu Sub-16.

David Silva, o meio-campo do Valencia foi campeão da Europa Sub-19 em 2004, assim como Sergio Ramos e Raúl Albiol.

Andrés Iniesta foi vice-campeão mundial Sub-20 nos Emirados Árabes Unidos em 2003, depois de ter vencido um ano antes, em 2002, o Campeonato da Europa Sub-19 junto com Fernando Torres.

Pepe Reina, goleiro do Liverpool, foi campeão da Europa Sub-16 em 2001, em uma seleção espanhola que também tinha Fernando Torres e Andrés Iniesta.

Cesc Fábregas foi descoberto no campeonato mundial Sub-17 da Finlândia em 2003, quando a Espanha ficou em segundo lugar depois perder a final para o Brasil, em uma equipe em que também estava David Silva.

Gerard Piqué e Juan Mata foram campeões europeus Sub-19 em 2006 quando bateram a Escócia na final disputada na Polônia, enquanto Javi Martínez levantou a taça na mesma categoria em 2007, quando a ‘Rojita’ derrotou a Grécia na Áustria.

Fernando Llorente foi Chuteira de Prata na artilharia do Mundial Sub-20 da Holanda-2005

Dos 23 jogadores convocados pelo técnico Vicente Del Bosque para a Copa, todos passaram pelas categorias de base da seleção espanhola, à exceção de Pedro Rodríguez e Jesús Navas.

Os jogadores estão acostumados a decisões e querem a vitória mais importante de suas carreiras na África do Sul.