Ainda em cana

Após audiência, irmãos suspeitos de balear e matar youtuber no Litoral seguem presos

Irmãos vão responder por homicídio qualificado.Foto: Reprodução/RPC
Irmãos vão responder por homicídio qualificado.Foto: Reprodução/RPC

Seguem presos os dois irmãos suspeitos de terem causado a morte da youtuber Isabelly Cristine Santos, de 14 anos, em Pontal do Paraná (PR). Nesta sexta-feira (16), após audiência de custódia realizada no Fórum da Comarca de Pontal do Paraná, o advogado de defesa dos irmãos Cláudio Dalledone afirmou que não pedirá a revogação da prisão preventiva dos suspeitos, optando por entrar diretamente com o pedido de habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Assim, Everton e Cleverson Vargas permanecem à disposição da justiça. Presos em flagrante em uma casa em Pontal, na manhã seguinte ao crime, eles tiveram a prisão preventiva decretada ontem (15) pela Vara Criminal de Pontal do Paraná.

“A defesa não vai pedir a revogação da prisão preventiva, de uma autoridade judicial que decretou uma preventiva ontem, não há bom senso e não seria lógico pedir para que se revogue hoje. Vamos endereçar sim, em momento oportuno um habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça do Paraná, colocando todas as circunstâncias que ainda vão ocorrer”, afirmou o advogado.

Leia também: Advogados do caso Isabelly batem boca após audiência em Pontal do Paraná

A partir de agora, a Polícia Civil tem até o dia 26 de fevereiro para encaminhar o inquérito para o Ministério Público. Depois disto, o promotor tem cinco dias para aceitar o caso, pedir mais informações ou oferecer a denúncia contra os suspeitos.

Versão dos suspeitos

Um dos suspeitos assumiu ser o atirador. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Um dos suspeitos assumiu ser o atirador. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo

Ainda de acordo com Dalledone, outra providência da defesa será solicitar a reconstituição dos fatos. “Exitem duas versões dentro dos autos. E estou pedindo a reprodução simulada dos fatos, a ‘famosa’ reconstituição, que é a medida imperativa e que se impõe no momento. A autoridade policial concorda com isso e o mesmo diz o promotor de justiça”.

A defesa também afirma que uma gravação poderá comprovar a versão dos irmãos, de que eles teriam reagido à uma abordagem feita pelo motorista que conduzia o carro onde estava Isabelly.

“Temos a captação de uma câmera, que é clara e nítida, com o fato ocorrido. E o fato é que este automóvel Palio ultrapassa pela direita em altíssima velocidade, isto está gravado. Eles estão entrando à direta (irmãos) e este Palio dá um cavalo de pau em frente e retorna. Neste momento, o carro dos irmãos ‘morre’, o que vai ficar comprovado, porque existe monitoramento no carro deles.  A investigação ainda tem que andar muito. A versão da menina não está batendo e a investigação serve para isto”, complementa o advogado.

Leia mais: Médicos confirmam a morte de youtuber paranaense. Órgãos serão doados

Para Dalledone, os irmãos, que estariam voltando de uma festa de carnaval com suas esposas, dois filhos e um sobrinho, erraram quando um deles assumiu o risco de transitar com uma arma no carro. “Estava armado porque queria defender sua família. Errou e tem que pagar por isso, por porte ilegal de arma de fogo. Erro plenamente justificado, as circunstâncias e a abordagem daquela maneira levavam a crer que eles seriam assaltados. Eles sofreram abordagem e isto tem que ser investigado”.

Sobre os tiros, a versão é de que eles não teriam sido feitos contra o carro onde estava a youtuber e sua família. “Os disparos foram efetuados não no veículo, mas foram efetuados para cima, e perícia vai comprovar, não só a pericia do Estado, mas também a defesa que tem um corpo de peritos, que fará os levantamentos mostrando que há um desnível de onde estava repousado o carro já sem funcionamento, e que os disparos foram de baixo para cima. E desgraçadamente, infortunadamente, este disparo atingiu a menina e essa desgraça assolou as duas famílias”.

 

Investigação

Jovem youtuber foi enterrada na manhã desta sexta-feira (16) Foto: Reprodução/Facebook.
Jovem youtuber foi enterrada na manhã desta sexta-feira (16) Foto: Reprodução/Facebook.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Pontal do Paraná. De acordo com a polícia os suspeitos não têm antecedentes criminais e que arma encontrada em posse deles tem numeração e é registrada.

Leia mais: Mãe de youtuber morta no litoral diz que não perdoa irmãos suspeitos do crime

Ainda segundo a polícia, Isabelly estava no banco de trás do carro, junto com a mãe. Na parte da frente estavam seu pai e Hebert Luiz de Félix, amigo do pai que dirigia o veículo. Em depoimento à Polícia Civil, Félix disse que foi fechado por um carro pouco antes do crime.

Segundo ele, logo em seguida o carro que o fechou parou cerca de 60 metros a frente. Um dos passageiros então efetuou três disparos, um dos quais atingiu a adolescente. Um segundo disparo atingiu a fachada de uma loja e um terceiro, uma igreja.

Sonhos interrompidos